I João 2:2-17
I. Introdução
Deus criou o mundo “No princípio criou Deus os céus e a terra... E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom...” (Gn. 1.1,31)
Creio que, hoje, Deus não tem a mesma opinião sobre o mundo que ele criou, que o homem transformou e sujou.
Mas, no meio de tanta sujidade ainda há muita beleza na criação que dá testemunho do poder e do amor do Criador
Apesar de tudo é bom viver aqui, mas não é nada fácil para um cristão que procura não se contaminar com tanta imoralidade, corrupção, injustiça e violência.
II. Não Vos Contamineis....!
Onde está o mal que transformou o mundo; que corrompeu os bons costumes, que destruiu a moral e que contribui para a indiferença espiritual que existe no coração do homem?
O mal está exactamente dentro do homem! (Mr. 7. 15-23).
Por causa das maldades que saem do coração do homem, vivemos num mundo contaminado e que contamina todos aqueles que amam o mundo!
Por tudo isto, a palavra do Senhor nos diz “Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (Jo. 2.15)
III. Amar ou Não Amar?!
A Bíblia diz “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito...” (Jo. 3.16).
Mas a Bíblia também diz: “Não ameis o mundo...” (Jo. 2.15). Não haverá aqui alguma coisa de errado? Como poderei eu amar o mundo e não amar o mundo ao mesmo tempo.
Como pode Deus ter amado o mundo com tanto amor que deu seu único Filho e dizer-me a mim que eu não devo amar o mundo. Mas Ele o amou!
São mundos diferentes! Deus ama “o mundo” que Ele mesmo criou; o mundo ao qual chamam de “natureza” e nós também o devemos amar porque é a criação de Deus (Act. 17.24). A beleza natural que nos rodeia –a espuma das ondas, as montanhas cobertas de neve, a cor do sol quando se põe, o canto melodioso dos pássaros, o perfume das rosas – tudo é criação de Deus; “A terra é do Senhor e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam” (Salmo 24.1).
Deus ama “o mundo” das pessoas, e nós também o devemos amar; “... e de um só homem fez todas as raças dos homens...” (Act. 17.26). Este é o mundo que Deus amou de tal maneira que enviou Seu Filho para morrer por ele: “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (Jo. 3.17).
Nós, cristãos, filhos de Deus devemos amar o que Deus ama e odiar o que Deus odeia! Deus odeia a mentira, a falsidade, o adultério, etc. Assim, também nós devemos odiar estas coisas!
IV. O Mundo que Deus Odeia!
Há um mundo que Deus odeia; “o mundo” do mal e nós também devemos odiá-lo. É um mundo perverso, maldoso, depravado, pecaminoso composto por todos aqueles aos quais se aplica esta sentença: “E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más” (Jo. 3.19).
Vivemos num mundo no qual a maioria prefere as trevas à luz. É um mundo viciado, pervertido, infectado pelo pecado que ama mais a mentira do que a verdade, que ama mais o ódio do que o amor, que amam mais a violência do que a paz, que ama mais as trevas do que a luz, que ama o mundo e tudo que nele há.
Nestes não está o amor de Deus enquanto eles não se arrependerem e buscarem com um coração contrito, o amor de Deus demonstrado na cruz do calvário.
V. Conclusão
1. Nenhuma coisa má permanece, nenhum mal dura para sempre.
2. Toda a maldade perecerá.
3. Assim, nós somente queremos a mar a Deus e fazer a sua vontade, porque “o mundo passa, e a sua vontade corrompida pelo pecado; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (Jo. 2.17).
Ad’Silva
Tópicos: 1º João Diversos Mundo Sermões em Temas
Sobre Unknown
Edilson Pereira é pregador do Evangelho há 20 anos, tendo ministrado a Palavra de Deus em vários estados do Brasil. O mesmo é Professor de EBD, Escritor e Blogueiro.
Top da Semana
-
Ola pessoal, em todas as passagens bíblicas se prestarmos atenção e relermos, vamos perceber que sempre tem varias lições para aprendermos...
-
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu n...
-
Marcos 7.31-37 -Introdução: as palavras de Jesus são ensinamentos de como podemos fazer missão, mas os seus gestos nos ensinam como nos...
-
Texto Áureo Ex. 23.7 – Leitura Bíblica Êx. 20.13; 35.16-25 INTRODUÇÃO Dando continuidade aos estudos dos Dez Mandamentos, nos deteremo...
-
(Êx 33.14) Introdução: Vejamos os efeitos da presença de Jesus na nossa vida. I - NOS FAZ DESCANSAR (Ex 33.14) “Respondeu-lhe o Senho...
-
(At 6.8; 7.55,56) Introdução: Estevão era cheio de sete coisas, são elas: I - CHEIO DE PERDÃO (At 7.60) “E, pondo-se de joelhos, clamo...
-
2 Reis 2:1-8 Introdução: O tema desta mensagem propõem que falemos de duas coisas. 1) Sobre o Caminho de Deus É impressionante como muitas p...
Sermões em Espanhol
Principal
Abençoar
(2)
Adoração
(55)
Amor
(17)
Anísio Renato de Andrade
(1)
Anjos
(1)
Ano Novo
(22)
Arrependimento
(5)
Artigos
(61)
Avivamento
(3)
Batalha Espíritual
(31)
Benção
(3)
Bíblia
(5)
Casamento
(15)
Ceia do Senhor
(6)
Comentários de Lições Bíblicas
(85)
Como Falar Melhor em Público
(1)
Comunhão
(3)
Crescimento
(3)
Crucificação
(5)
Cura
(5)
Curiosidades
(20)
Daniel
(13)
Datas Comemorativas
(45)
Despertamento
(2)
Deus
(6)
Dia dos Namorados
(5)
Diáconato
(2)
Dinheiro
(5)
Discernimento
(1)
Diversos
(435)
Dízimo
(4)
Dúvidas Gospel
(5)
EBD
(83)
Esboços dos Livros
(24)
Escola de Pregadores
(20)
Espírito Santo
(28)
Estudos Bíblicos
(76)
Evangelísmo
(2)
Exposições Gerais das Escrituras
(31)
Família
(7)
Fé
(5)
Gratidão
(3)
Homilética (1)
(2)
Igreja
(4)
Ilustrações
(23)
Jejum
(2)
Julgamento
(3)
Justiça
(1)
Liderança
(4)
Livros Digitalizados
(1)
Mordomia
(1)
Morte e Ressurreição
(1)
Motivação
(2)
Mulher
(4)
Mundo
(1)
Namoro
(1)
O PREGADOR E O SERMÃO
(1)
Obediência
(2)
Oração
(6)
Pecado
(3)
Perdão
(2)
Perseverança
(1)
Promessa
(8)
Quebrantamento
(1)
Reflexões
(2)
Ressurreição
(1)
Salvação
(11)
Sermões Biográficos
(32)
Sermões Curtos
(55)
Sermões em Espanhol
(51)
Sermões em Temas
(336)
Sermões Para a Páscoa
(2)
Sermões Para o Ano Novo
(21)
Sermões Para o Dia das Mães
(6)
Sermões Para o Dia dos Pais
(7)
Sermões Para o Natal
(19)
Significados
(1)
Sofonias
(1)
Sonhos
(5)
Tentação
(4)
Unção
(4)
Vídeos
(3)
Vitória
(16)
Comentários Recentes
Conteúdo
Dias online
Postagens
comentários