1 João 2:2 e 4:10
Embora outras palavras semelhantes apareçam na Bíblia, a palavra grega (hilasmos) traduzida "propiciação" em 1 João 2:2 e 4:10 aparece somente estas duas vezes no Novo Testamento. É uma palavra rica que descreve um aspecto importantíssimo da salvação.
Outras palavras que descrevem a salvação falam em termos do pecado (perdão) ou do pecador (redenção, remissão, etc.). Mas, a propiciação aborda o problema do pecado em relação a Deus. Literalmente, a idéia da propiciação é de aplacar ou acalmar a ira de Deus. Esta palavra nos dá motivo para frisar alguns aspectos importantes da nossa salvação em Cristo:
A ira de Deus
O mesmo livro que fala sobre a propiciação afirma que "Deus é amor" (1 João 4:7). Infelizmente, uma imagem distorcida do amor de Deus tem prejudicado o nosso entendimento da salvação. Muitas pessoas hoje acreditam na bondade de Deus, mas não na severidade (Romanos 11:22). Acreditam na vida eterna, mas não no castigo eterno (Mateus 25:46). A Bíblia claramente afirma que o mesmo Deus que nos ama exige um sacrifício para acalmar a sua ira. As idéias de amor e ira são reunidas no mesmo versículo quando João afirma: "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" (1 João 4:10).
No evangelho segundo João, o mesmo capítulo que afirma o amor sem limite de Deus (veja João 3:16) nos lembra da separação que haverá entre os fiéis e os rebeldes: "Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus" (João 3:36). O verbo "permanecer", usado aqui, esclarece a natureza da ira de Deus. Não é aquela explosão de raiva que, às vezes, domina o homem A ira de Deus é constante, pois vem do caráter justo dele. Ele sempre odeia o pecado, sempre detesta a iniqüidade, e a ira dele sempre permanece sobre os rebeldes (Romanos 1:18). A ira de Deus não vai e vem por capricho divino, mas é a conseqüência da nossa desobediência. Qualquer conceito do amor que exclui o castigo e a justiça apresenta uma doutrina pervertida sobre Deus.
A paz com Deus
Embora a palavra propiciatório do Velho Testamento vem de outra língua, a idéia que ela representa ilustra bem um aspecto da propiciação. O propicia-tório era a tampa da arca da aliança, o lugar onde o sumo sacerdote chegava anualmente com o sangue do sacrifício feito pelos pecados do povo.
Neste lugar, homens ímpios foram reconciliados com o Deus santo, por meio do sangue. Mas os sacrifícios e os sacerdotes do Velho Testamento foram tipos imperfeitos de Jesus. Ele uniu os papéis de sumo sacerdote e sacrifício quando morreu pelos nossos pecados (Hebreus 8:3; 9:11-12). Ele é a nossa paz nos reconciliando com Deus mediante a cruz (Efésios 2:14,16).
A justiça de Deus
A propiciação de Jesus enfatiza a justiça de Deus. Ele não pode aceitar o pecado. Qualquer "solução" ao problema do pecado que não respondesse a realidade de sua ira negaria o seu próprio caráter justo. Ele é santo e justo. A justiça dele exige a penalidade apropriada pelo pecado: a morte (Romanos 6:23). Quando Jesus apresentou seu próprio sangue como oferta pelo pecado, ele aplacou a ira de Deus. Ele pagou o preço. A dívida não foi simplesmente esquecida; ela foi paga pelo Filho amado. Esta é a verdade apresentada no riquíssimo texto de Romanos 3:26: "...para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus."
O amor de Deus
O amor se manifesta, sem negar a justiça, no ato sacrificial de Jesus. Deus Pai, "nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" nos resgatando "pelo precioso sangue... o sangue de Cristo" (1 Pedro 1:3,18-19).
Advogado e propiciação
1 João 2:1-2 apresenta Jesus em relação ao cristão. Como os redimidos de Deus, devemos fazer tudo para evitar o pecado em nossas vidas. João escre-veu para nos incentivar a não pecar. Mas, se eu, como cristão, pecar?
Estou perdido para sempre? Não! Ainda resta a esperança que temos em Jesus. Como Advogado nos defendendo, Jesus paga o preço dos nossos pecados para nos reconciliar com o Pai. Para usufruir dessas grandes bênçãos em Cristo, devemos sempre "andar assim como ele andou" (1 João 2:6).
Kadoshi Mensagens Bíblicas
Tópicos: 1º João Salvação Sermões em Temas
Sobre Unknown
Edilson Pereira é pregador do Evangelho há 20 anos, tendo ministrado a Palavra de Deus em vários estados do Brasil. O mesmo é Professor de EBD, Escritor e Blogueiro.
Top da Semana
-
Ola pessoal, em todas as passagens bíblicas se prestarmos atenção e relermos, vamos perceber que sempre tem varias lições para aprendermos...
-
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu n...
-
Marcos 7.31-37 -Introdução: as palavras de Jesus são ensinamentos de como podemos fazer missão, mas os seus gestos nos ensinam como nos...
-
Texto Áureo Ex. 23.7 – Leitura Bíblica Êx. 20.13; 35.16-25 INTRODUÇÃO Dando continuidade aos estudos dos Dez Mandamentos, nos deteremo...
-
(Êx 33.14) Introdução: Vejamos os efeitos da presença de Jesus na nossa vida. I - NOS FAZ DESCANSAR (Ex 33.14) “Respondeu-lhe o Senho...
-
(At 6.8; 7.55,56) Introdução: Estevão era cheio de sete coisas, são elas: I - CHEIO DE PERDÃO (At 7.60) “E, pondo-se de joelhos, clamo...
-
2 Reis 2:1-8 Introdução: O tema desta mensagem propõem que falemos de duas coisas. 1) Sobre o Caminho de Deus É impressionante como muitas p...
Sermões em Espanhol
Principal
Abençoar
(2)
Adoração
(55)
Amor
(17)
Anísio Renato de Andrade
(1)
Anjos
(1)
Ano Novo
(22)
Arrependimento
(5)
Artigos
(61)
Avivamento
(3)
Batalha Espíritual
(31)
Benção
(3)
Bíblia
(5)
Casamento
(15)
Ceia do Senhor
(6)
Comentários de Lições Bíblicas
(85)
Como Falar Melhor em Público
(1)
Comunhão
(3)
Crescimento
(3)
Crucificação
(5)
Cura
(5)
Curiosidades
(20)
Daniel
(13)
Datas Comemorativas
(45)
Despertamento
(2)
Deus
(6)
Dia dos Namorados
(5)
Diáconato
(2)
Dinheiro
(5)
Discernimento
(1)
Diversos
(435)
Dízimo
(4)
Dúvidas Gospel
(5)
EBD
(83)
Esboços dos Livros
(24)
Escola de Pregadores
(20)
Espírito Santo
(28)
Estudos Bíblicos
(76)
Evangelísmo
(2)
Exposições Gerais das Escrituras
(31)
Família
(7)
Fé
(5)
Gratidão
(3)
Homilética (1)
(2)
Igreja
(4)
Ilustrações
(23)
Jejum
(2)
Julgamento
(3)
Justiça
(1)
Liderança
(4)
Livros Digitalizados
(1)
Mordomia
(1)
Morte e Ressurreição
(1)
Motivação
(2)
Mulher
(4)
Mundo
(1)
Namoro
(1)
O PREGADOR E O SERMÃO
(1)
Obediência
(2)
Oração
(6)
Pecado
(3)
Perdão
(2)
Perseverança
(1)
Promessa
(8)
Quebrantamento
(1)
Reflexões
(2)
Ressurreição
(1)
Salvação
(11)
Sermões Biográficos
(32)
Sermões Curtos
(55)
Sermões em Espanhol
(51)
Sermões em Temas
(336)
Sermões Para a Páscoa
(2)
Sermões Para o Ano Novo
(21)
Sermões Para o Dia das Mães
(6)
Sermões Para o Dia dos Pais
(7)
Sermões Para o Natal
(19)
Significados
(1)
Sofonias
(1)
Sonhos
(5)
Tentação
(4)
Unção
(4)
Vídeos
(3)
Vitória
(16)
Comentários Recentes
Conteúdo
Dias online
Postagens
comentários