Salmo 92:1
Introdução
Conta-se a história da esposa de um lavrador que todos os dias preparava o almoço para o seu marido e para todos os homens que trabalhavam com ele no campo. Eles chegavam, sentavam-se à mesa, comiam a refeição àvidamente, levantavam-se e saiam sem uma única palavra de agradecimento quer para aquela senhora quer para com Deus. Isto acontecia já há muito tempo. Ela já não podia agüentar mais a atitude do seu marido e dos trabalhadores. Então, ela decidiu dar-lhes uma lição. Um dia , como de costume, eles chegaram do campo cheios de fome, sentaram-se e viram que o que estava dentro dos pratos era feno em vez de arroz, batatas, carne e molho suculento. Ao verem aquilo eles ficaram muito ofendidos e perguntaram: -“O que é isto? O que é que isto quer dizer?” Então, ela disse-lhes que durante todo aquele tempo, ano após ano, ela tinha-lhes, fielmente, preparado as refeições e eles nunca tiveram para com ela uma palavra de agradecimento. E, concluiu: -Vocês têm atuando como animais, por isso eu pus feno nos vossos pratos!
I. Contar as Bençãos
Eu não sei quais as conseqüências do ato de bravura daquela senhora, mas eu quero acreditar que eles devem ter compreendido a lição que ela lhes deu e que daquele dia em diante começaram a agradecer-lhe pelo seu trabalho feito fielmente através dos anos.
É verdade, que nós muitas vezes não nos damos conta da forma como muitas pessoas nos tratam e como são fieis na sua maneira de agir durante toda a sua vida.
Muitas vezes, só depois da sua morte nos damos conta de quanto essas pessoas fizeram por nós.
Com certeza que as mães estão no topo da lista das pessoas que se interessam por nós!
E no que diz respeitoao Senhor nosso Deus? Não é Ele quem nos dá todas as coisas? Será necessário que tenhamos feno nos nossos pratos em vez de comida para que nós possamos compreender como somos pessoas abençoados, cada dia, com o pão que comemos? Será necessário que tenhamos uma seca em vez de chuva para que seja despertada a nossa atenção para os benefícios que Deus nos concede? Será necessário que tenhamos uma enfermidade em vez de saúde para que nos lembremos de quanto éramos abençoados antes?
A verdade, é que deveríamos cada dia contar as bênçãos que recebemos e chegaríamos à conclusão de que são muitas (Hino - Conta as Bençãos).
II. A História Repete-se
Se nos déssemos ao trabalho de meditar um pouco sobre o que é a vida, chegaríamos, creio eu, á conclusão que é quando nos vemos privados de determinadas coisas que podemos sentir quanto, até esse momento, éramos abençoados com aquilo que tínhamos. Muitas vezes, antes, de determinadas privações não nos dávamos conta da bondade de Deus derramada sobre nós...
Infelizmente, muitas vezes é necessário que a situação mude para que sintamos a diferença e despertemos para o reconhecimento e a gratidão que devemos a Deus e aos outros.
Costuma-se dizer que a história se repete, e isto é verdade.
Se olharmos para trás podemos compreender que a história nos ensina o seguinte: “No passado os homens saíram da escravatura para a fé espiritual, da fé espiritual para a coragem, da coragem para a liberdade, da liberdade para a abundância, da abundância para o egoísmo, do egoísmo para a apatia, da apatia para a dependência, da dependência voltaram à escravatura. Por exemplo:
O mesmo acontece de um modo geral com os sentimentos humanos de gratidão para com Deus. Quando as pessoas têm grandes necessidades recorrem a Deus. Quando estão mais ou menos, umas vezes são gratos outras vezes se esquecem de agradecer. Quando têm abundância se esquecem do Criador. Quando voltam às necessidades e aflições da vida, novamente procuram Deus. (Prov. 30.7-9).
III. Sejamos Agradecidos!
Se passarmos os nossos olhos pelo Velho Testamento podemos verificar exatamente o que foi dito atrás. O Senhor Deus diz em Isaías 1, verss. 2 e 3: “Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque falou o Senhor: Criei filhos, e os engrandeci, mas eles se rebelaram contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende”.
Todos os homens deveriam levantar as mãos para o céu e dar graças ao Criador, porque Ele é benigno para com todos. A sua misericórdia é eterna, “porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos” (Mt. 5.45). E, ainda, o Senhor, por amor, enviou a seu Filho Jesus Cristo para que toda a humanidade pudesse ser salva respondendo positivamente ao sacrifício de Jesus na cruz . Infelizmente, não é isto que acontece. Naquele tempo, como atualmente, a condição humana é a mesma! (Rm. 1.21-25).
Mas, nós, como cristãos, não podemos esquecer quantas bênçãos, diariamente, recebemos das mãos do Senhor. Não podemos ignorar o amor de Deus, a sua bondade para conosco, e muito menos a sua salvação. Por isso, cada dia, não nos podemos sentar à mesa, comer avidamente, levantar e sair. Se, não agradecemos a quem preparou para nós o que comemos, ao menos não nos esqueçamos de agradecer a quem nos dá o alimento dia após dia, ano após ano!
Não podemos despertar pela manhã e ficar indiferentes para com Deus pelo novo dia que nos concede e pela noite de descanso e paz que nos deu!
Não nos podemos deitar pela noite e esquecer de elevar a nossa alma em agradecimento a Deus pelo dia que vivemos e por nos ter guardado de todos os males!
Se nos esquecemos de estar sempre agradecidos a Deus, somos como aqueles nove leprosos que Jesus limpou, e que uma vez curados da sua enfermidade não tiveram um coração grato para com Deus, que os movesse a voltar atrás para agradecer ao Senhor (Lucas 17.12-19)
Conclusão
Não esperemos que nos deêm feno em vez de comida para que passemos a reconhecer o amor, o carinho da esposa ou de alguém que nos proporcionou o alimento e agradecer ao Criador pelo seu cuidado! Não esperemos que venha seca em vez de chuva; enfermidade em vez de saúde, etc., para que nos lembremos de dar graças a Deus pelas bênçãos de cada dia. Sejamos gratos para com o Senhor que nos criou e nos cuida a cada momento. Tanta miséria física... espiritual...
Gente que tanto sofre... tem fome... problemas muito sérios...
Aprendamos com o salmista a ser agradecidos e a dizer continuamente: “Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade...” (Sl. 92.1).
Ad'Silva
Tópicos: Diversos Gratidão Salmos Sermões em Temas
Sobre Unknown
Edilson Pereira é pregador do Evangelho há 20 anos, tendo ministrado a Palavra de Deus em vários estados do Brasil. O mesmo é Professor de EBD, Escritor e Blogueiro.
Top da Semana
-
Ola pessoal, em todas as passagens bíblicas se prestarmos atenção e relermos, vamos perceber que sempre tem varias lições para aprendermos...
-
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu n...
-
Marcos 7.31-37 -Introdução: as palavras de Jesus são ensinamentos de como podemos fazer missão, mas os seus gestos nos ensinam como nos...
-
Texto Áureo Ex. 23.7 – Leitura Bíblica Êx. 20.13; 35.16-25 INTRODUÇÃO Dando continuidade aos estudos dos Dez Mandamentos, nos deteremo...
-
Lucas 5.33-35 -Introdução: O jejum é tão bíblico que fazia parte da rotina de vida do povo de Deus tanto no Antigo como no Novo Testame...
-
Deve prevalecer os limites da Palavra e do bom senso. Esta é uma pergunta que sempre me fazem. geralmente citam 1 Co 7.4 onde o apóstol...
-
(Lc 19.1-10) Introdução: Digna de imitação é a decisão tomada por Zaqueu. I - DECIDIU CONHECER JESUS (V 3) “...Procurava ver quem era J...
Sermões em Espanhol
Principal
Abençoar
(2)
Adoração
(55)
Amor
(17)
Anísio Renato de Andrade
(1)
Anjos
(1)
Ano Novo
(22)
Arrependimento
(5)
Artigos
(61)
Avivamento
(3)
Batalha Espíritual
(31)
Benção
(3)
Bíblia
(5)
Casamento
(15)
Ceia do Senhor
(6)
Comentários de Lições Bíblicas
(85)
Como Falar Melhor em Público
(1)
Comunhão
(3)
Crescimento
(3)
Crucificação
(5)
Cura
(5)
Curiosidades
(20)
Daniel
(13)
Datas Comemorativas
(45)
Despertamento
(2)
Deus
(6)
Dia dos Namorados
(5)
Diáconato
(2)
Dinheiro
(5)
Discernimento
(1)
Diversos
(435)
Dízimo
(4)
Dúvidas Gospel
(5)
EBD
(83)
Esboços dos Livros
(24)
Escola de Pregadores
(20)
Espírito Santo
(28)
Estudos Bíblicos
(76)
Evangelísmo
(2)
Exposições Gerais das Escrituras
(31)
Família
(7)
Fé
(5)
Gratidão
(3)
Homilética (1)
(2)
Igreja
(4)
Ilustrações
(23)
Jejum
(2)
Julgamento
(3)
Justiça
(1)
Liderança
(4)
Livros Digitalizados
(1)
Mordomia
(1)
Morte e Ressurreição
(1)
Motivação
(2)
Mulher
(4)
Mundo
(1)
Namoro
(1)
O PREGADOR E O SERMÃO
(1)
Obediência
(2)
Oração
(6)
Pecado
(3)
Perdão
(2)
Perseverança
(1)
Promessa
(8)
Quebrantamento
(1)
Reflexões
(2)
Ressurreição
(1)
Salvação
(11)
Sermões Biográficos
(32)
Sermões Curtos
(55)
Sermões em Espanhol
(51)
Sermões em Temas
(336)
Sermões Para a Páscoa
(2)
Sermões Para o Ano Novo
(21)
Sermões Para o Dia das Mães
(6)
Sermões Para o Dia dos Pais
(7)
Sermões Para o Natal
(19)
Significados
(1)
Sofonias
(1)
Sonhos
(5)
Tentação
(4)
Unção
(4)
Vídeos
(3)
Vitória
(16)
Comentários Recentes
Conteúdo
Dias online
Postagens
comentários