» » » » » » Principios Bíblicos Para o Namoro Cristão

“Portanto, quer comais quer bebais, o façais outra qualquer coisa, fazer tudo para a glória de Deus.” – I Cor. 10:31

Introdução


Não estamos no tempo da bíblia, quando, desde cedo, o futuro parceiro era geralmente conhecido. A escolha dos pais era fundamental e a independência do casal era limitada.

Também não estamos no tempo do século passado no Brasil. Nesta época realizaram longos encontros familiares que eram primordiais antes que qualquer seriedade poderia ser contemplada entre o casal. O acompanhamento dos pais nas decisões do namoro era comum.

    Estamos agora no terceiro milênio, e também estamos no Brasil.
    Hoje temos a televisão com a influência dos filmes e das novelas que promovem libertinagem e liberalidade.
    Temos a migração dos jovens para grandes centros, uma prática que veio a facilitar uma independência maior de ambos os sexos.
    Temos agora carros e vários meios de transporte público que promovem a mobilidade.
    Também estamos num país niilismo que não ajuda ninguém a definir parâmetros para relacionamento qualquer.

Significado de niilismo (Niilismo (do latim nihil, nada) é um termo e um conceito filosófico que afeta as mais diferentes esferas do mundo contemporâneo (literatura, arte, ciências humanas, teorias sociais, ética e moral). É a desvalorização e a morte do sentido, a ausência de finalidade e de resposta ao “porquê”. Os valores tradicionais depreciam-se e os “princípios e critérios absolutos dissolvem-se”. “Tudo é sacudido, posto radicalmente em discussão. A superfície, antes congelada, das verdades e dos valores tradicionais está despedaçada e torna-se difícil prosseguir no caminho, avistar um ancoradouro”.)

    A modernidade e o avanço tecnológico têm contribuído muito para liberalizar e confundir a sociedade ao ponto de não saber mais quais são os papéis fundamentais do namoro.

    Mas, o Criador que criou os céus e a terra, junto com o homem e a mulher, também trouxe a mulher ao homem e instituiu o casamento

Gên. 1:26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

Gênesis 2:18-24 18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. 19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. 20 Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.

21 Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.

22 E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. 23 E disse o homem:

Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.

24 Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.

    Se o Senhor Deus olha até às aves do céu, Ele tem interesse no relacionamento íntimo dos que Ele criou na Sua imagem.
    O namoro, e tudo que sai deste relacionamento, pode ter as bênçãos do Senhor.
    Este Criador sábio, compreensivo e compassivo estabeleceu limitações pelas quais o relacionamento e entre o homem a mulher pode desfrutar o alvo e ter as bênçãos pelo qual Ele o instituiu.
    Pelo fato de necessitar um período de desenvolvimento e amadurecimento nos participantes do casamento, existe o que chamamos “o namoro”.
    O criador da nova natureza por Cristo fez que ela zelasse por princípios que produzem as boas obras que alegram o Senhor em tudo

Romanos 8:14, 15 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.

    Os participantes que estão se preparando para o casamento instituído pelo Criador querem se preparar saudavelmente para a glória de Deus. O que eles desejam é um namoro Cristão.
    Deus não tem ficado ocioso ou negligente para cumprir o desejo da nova natureza que Ele mesmo criou por Cristo. Ele tem dado o manual que inclui os parâmetros de vida que O agrada.
    Esse manual é a bíblia.
    A bíblia, que é proveitosa para toda a boa obra, é o único meio pelo qual Deus instrua o seu povo

II Tim 3:16, 17 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

João 15:3, “Vós e já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”).

    As instruções que ela possa dar sobre o assunto de namoro cristão chamaremos: princípios bíblicos.
    Através de um estudo bíblico podemos achar princípios bíblicos para dirigir o namoro Cristão.
    Pela Palavra de Deus podemos ter todas as ferramentas que dirigem nossas ações, sejam sozinhas ou na companhia de outro, seja por pouco tempo ou nos compromissos permanentes.

Os princípios bíblicos para namoro Cristão que queremos estudar são:


1. A Primazia – O Senhor em primeiro lugar

2. A Instrução dos Pais – A Honra aos Experientes

3. O Jugo Igual – Um Olhar ao Futuro

4. O Procurar – O Papel de Cada Um

5. A Amizade – O Primeiro Relacionamento

6. A Pureza – As Paixões do Coração

7. O Contato – A Natureza Explosiva do Físico

8. A Submissão – O Elemento Chave no Relacionamento

    Com estes oito princípios bíblicos, o namoro Cristão pode ser dirigido para cumprir o desejo dAquele que instituiu o matrimônio e amor

I João 4:8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.

     Se pelo menos estes oito princípios são implantados no relacionamento do namoro pelos cristãos, cada um saberá “possuir o seu vaso em santificação e honra”

I Tess 4:4 que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra,

    Estabelecendo princípios bíblicos podemos dispensar uma lista comprida do que se pode ou não se pode fazer.
    As nossas ações devem ser dirigidas por verdades bíblicas e não por regras que o homem ou uma igreja possa delinear.

A Primazia – O Senhor em Primeiro Lugar

    O relacionamento que queremos desenvolver, mesmo sendo diante e entre os homens, é primeiramente diante de Deus.
    Devemos enfatizar em primeiro lugar que tudo foi criado para a glória de Deus

Romanos 11:36 que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra

Apoc 4:11 Tu és digno, Senhor e Deus nosso,de receber a glória, a honra e o poder,porque todas as coisas tu criaste,sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.

    O casamento, e os relacionamentos que precedem deste compromisso, foram criados por Deus, não pelos homens.
    Sendo criados por Deus, os relacionamentos que precedem o casamento, são para redundar para a Sua glória

Gên. 2:7 Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.

Gên 18-25 18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. 19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. 20 Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.21 Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.22 E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. 23 E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.24 Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. 25 Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam

I Cor. 10:31, Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

    É o desejo de Deus que tudo aquilo que simboliza o Seu relacionamento com os salvos seja “em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai” (Col. 3:17, 23, “e tudo quanto fizerdes, fazer ou de todo o coração, como o ao Senhor, e não aos homens”).
     Deus tem o direito de ser honrado pela sua criação em todos os seus relacionamentos.

2. A Glória de Deus é o Alvo, O Namoro é a Semente, O Casamento é a Planta, O Lar é o Fruto.

    Se o homem foi feito por Deus e se a mulher foi feita para o homem (Gên. 2:18, “Far-lhe-ei uma ajudara idônea para ele”), e, se Deus instituiu o casamento, as emoções de um homem para uma mulher são criadas por Deus também.
    O desejo para ter um parceiro idôneo com qual alguém pode realizar o desejo de companheirismo, é de Deus também e pode desfrutar para a Sua glória.
    Deus não só criou a instituição de casamento como também desenvolveu no homem o desejo de desfrutar alegremente de tal instituição.
    Deus tem direito de ser honrado pelas emoções que ele criou no homem e na mulher.
    O pecado no homem é o que desequilibra o nosso desempenho em agradar o Senhor em tudo.
    Em vez de glorificar o Senhor em tudo, o pecado em nós procura nos influenciar a vivermos contra os desejos de Deus (Romanos 8:7, “a inclinação da carne é a e inimizade contra Deus, pois não é sujeita a lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser”).
    O problema primordial não é o nosso ambiente, o nosso poder aquisitivo, a nossa personalidade, a nossa linhagem familiar ou a nossa ignorância.
    O problema principal nosso é no nosso coração

Mat. 15:19, “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias”;

Jer. 17:9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?

Romanos 8:8, “os que estão na carne não podem agradar a Deus”).

3. O coração do homem natural não quer dar a Deus os seus direitos.

    Pela graça de Deus, a salvação por Cristo é implantada no coração do homem pecador. Essa salvação evidencia-se pelo arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus como o único e suficiente Salvador. Por Cristo, a nova natureza é conhecida (I Cor. 5:17, “eis que tudo se fez novo”).
    Por Cristo, os desejos de agradar a Deus em qualquer tipo de relacionamento podem ser realizados (Fil. 4:13, “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”).
    Pela nova natureza os direitos de Deus são desejados pelo homem novo.

A luta cristã é árdua e constante podendo ser vencida somente por uma morte constante à carne e pela obediência crescente da Palavra de Deus

Col. 3:1-14

II Pedro 3:18, “crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo”). O que vamos ser casados, somos no namoro.

    O namoro Cristão é possível, mas, somente pelos cristãos.
    Somente os cristãos tenham a nova natureza que não pode pecar (I João 5:18, “todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus regenerado conserva se a si mesmo, e o maligno não lhe toca”).
    Somente os cristãos têm o homem interior que tem “prazer na lei de Deus” (Romanos 7:22). Mesmo que os princípios bíblicos para namoro Cristão pode ser benéficos para os que não são cristãos, os únicos que podem cumpri-los com prazer, são os cristãos.

Converse sobre coisas que edificam

    O fato que o Senhor é o nosso Criador deve nos instruir que devemos a primazia a Ele em tudo.
    O namoro que procura por Deus em Seu devido lugar vigiará da conversa quando estão juntos. Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm, farão parte dos seus diálogos.“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”, (I Cor. 15:33).
    Para estimular um bom namoro com conversa sadia seria sábio, no seu tempo oportuno, conversar sobre a vida passada de cada participante para criar um conhecimento maior de um com o outro.
    Sabendo que a vida casada é uma vida dividida com outro, convém que seja conversada a família e as experiências que Deus usou para formar a personalidade de cada um.
    As esperanças de cada um poderia formar o assunto de conversa também.
    Sabendo que o casamento é a união de dois, convém saber se os dois têm sonhos e esperanças que podem ser compartilhadas.
    As opiniões políticas, crenças doutrinárias, métodos de criar filhos, o papel no lar de cada participante – essas são algumas sugestões de assuntos a serem conversados durante o namoro para os que querem colocar o Senhor em primeiro lugar.

Defina os lugares a serem frequentados
O namoro que procura por Deus em Seu devido lugar vigiará os lugares frequentados durante o namoro. É sabedoria resistir os ambientes que não são propícios para criar um relacionamento que glorifica o Senhor. O corpo do Cristão “é o templo do Espírito Santo” (I Cor. 6:19). Lugares onde a carne é exaltada não são lugares propícios para um relacionamento ser nutrido que quer glorificar o Senhor. Lugares com ambientes favoráveis para uma conversa saudável são bons para aquele relacionamento ser amadurecido que quer glorificar o Senhor em primeiro lugar. Pode ser dito: tanto mais público o lugar menos oportunidade há para a carne tentar o Senhor. Lugares benéficos para conversa sadia seria o próprio lar, parques, restaurantes, a igreja ou a casa de amigos maduros. Não devemos ser ignorantes ou ingênuos dos ardis de Satanás para que não sejamos vencidos por ele (II Cor. 2:10, 11; I Pedro 5:8, 9).

Devemos escolher os amigos


    O namoro que procura dar a primazia escolherá bem os amigos que o acompanharam.
    Os melhores amigos para um relacionamento salutar ser desenvolvido são os que operem com os mesmos princípios do namoro Cristão.
    A figueira não pode produzir azeitonas, nem a videira figos e nem uma fonte dar água salgada e doce (Tiago 3:12; Mat. 5:18, “Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons”).
    Os maus amigos não nos ajudam viver para a glória de Deus, mas, os que querem servir o Senhor são muito úteis em desenvolver um relacionamento salutar (Amós 3:3, “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?”).
    Não seria desrespeitoso a admitir aos alguns amigos nossos que não convém para nós termos muita amizade com eles, pois queremos dar ao Senhor a primazia.

Devemos vigiar nossos pensamentos

    O namoro que procura por Deus em Seu devido lugar vigiará dos pensamentos particulares.
    O que é concebido em nosso coração e alimentado em nossa mente logo dará à luz à ação (Tiago 1:13-16).
    Se pudermos guardar o nosso coração, a nossa vida será preservada.
    O coração é fonte de todos os procedimentos da vida (Prov. 4:23).
    Do namoro Cristão que coloca o Senhor em primeiro lugar em tudo, nascerá um casamento Cristão que, por sua vez, criará um lar Cristão.

Conclusão deste ponto.

    Entendendo que o Senhor criou no Cristão uma nova natureza por Cristo estes devem a Ele a superioridade em tudo.
    O namoro que prioriza o Senhor dará importância à Sua obra.
    A leitura bíblica fará parte deste namoro.
    A oração particular e conjunta será participação constante do casal que quer usar o namoro para a glória do Senhor.
    A frequência fiel nos cultos da igreja será uma atividade séria dos que querem um namoro Cristão.
    A participação na obra do Senhor pelas visitas evangélicas, as ofertas, as orações, os cultos especiais e uma santidade particular será o anseio dos que querem ter um saudável namoro Cristão.
    Enfim, tudo que pode ser útil em conformar-nos a imagem de Cristo é válido.

Sobre Unknown

Edilson Pereira é pregador do Evangelho há 20 anos, tendo ministrado a Palavra de Deus em vários estados do Brasil. O mesmo é Professor de EBD, Escritor e Blogueiro.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário abaixo:

Esclarecimento público:

Esclarecemos a todos os leitores que o SERMONÁRIO DIGITAL publica textos e diversos estudos de diversos autores com base na Bíblia Sagrada, assim todos os textos aqui publicados almejam única e exclusivamente o conhecimento bíblico.

Destacamos que quaisquer citações ao Antigo ou Velho Testamentos não podem ser interpretadas no sentido literal e sim analisadas num contexto muito mais amplo, tanto do ponto de vista histórico como religioso, portanto o SERMONÁRIO DIGITAL não fomenta e não incentiva a prática de nenhum tipo de descriminação religiosa, sendo assim não incentivamos nenhum tipo de agressão à pessoas que professem sua fé de modo diferente, analisamos exclusivamente doutrinas e não pessoas, ou seja, valorizamos a união na diversidade de opiniões pois acreditamos que o verdadeiro cristianismo é solidamente baseado no amor.

O objetivo deste site é a divulgação de esboços e estudos bíblicos elaborados conforme a opinião de cada autor, e nenhum texto reflete obrigatoriamente a opinião de seus responsáveis.