II Coríntios 12.7-10

-Introdução: Saulo [o Grande] se tornou Paulo [o pequeno]. Era fariseu, poderoso, estudado e temido, para depois se tornar um cristão pobre, desprezado, considerado louco e perseguido. Aos olhos humanos ele piorou ou melhorou? Certamente melhorou porque teve a maior de todas as riquezas que é a presença de Deus. Mas teve que perder muita coisa para aprender a depender de Deus.
      Antes Paulo vivia por si mesmo, depois aprendeu a depender de Deus “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim, e esse viver que agora vivo na carne, vivo pela fé no Filho de Deus. (Gálatas 2.20).
Você depende de Deus?
Este texto nos fala de quatro coisas que nos ensinam a depender de Deus:

1- Espinhos: v.7
Ilustração: criança que tem medo de deixar tirar o espinho que encravou na pele.
As lutas e tribulações são como espinhos para nos ferir. Mas, já pensou como seria a vida se não tivéssemos problemas? Às vezes muitos problemas que temos são provocados por nós mesmos e não é Deus que tem que resolver.
Deus prefere nos ver tristes perto Dele do que rindo longe de sua presença.
O pecado também é como espinhos para a humanidade porque quando o homem pecou Deus amaldiçoou a terra e a partir de então surgiram os espinhos (Gênesis 3.17,18). Mas Jesus levou na cabeça uma coroa de espinhos para trazer perdão para todos os nossos pecados (Mateus 27.29).
2- Oração: v.8
Deus respondeu a oração de Paulo? Sim.
O missionário metodista Stanley Jones, que pregou na Índia, escreveu um livro chamado ‘A resposta Divina’ dizendo que mesmo quando Deus diz não, espera ou sim, sempre será sim porque é o melhor para nós.
Os espinhos devem nos levar a orar.
Problemas são motivos de oração e se orarmos serão resolvidos.
Jesus orou a noite toda antes de escolher seus discípulos, de fezer milagres e de ser preso.

3- A Graça: v.9
Deus ensinou Paulo a viver pela Graça.
A Graça de Deus é bastante ou suficiente para nos abençoar e não precisamos de mais nada além dela.
Quem está com Jesus tem tudo!
O poder de Deus repousa sobre nós e se aperfeiçoa em nossas fraquezas.
Como conhecer a Graça? Ela se manifesta suprindo nossas fraquezas. Um peso que agüento carregar eu pego sozinho, quando não agüento peço ajuda de alguém.

4- A Força de Deus: v.10
Paulo disse que sente prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo.
Quem disse que o crente não tem prazer? (Salmos 1.2) e quem disse que não tem lutas?
Quando não temos nenhuma força, lutamos com a força que vem de Deus!
Estamos do lado mais forte porque Deus nunca perde e nele tudo é possível (Filipenses 4.13).
Aprenda a depender de Deus para tudo!

-CONCLUSÃO:
Quando vierem os espinhos, ore, receba a graça e seja forte!
Não seja forte aos próprios olhos, confie na força de Deus para tudo e será bem sucedido.

Sobre Unknown

Edilson Pereira é pregador do Evangelho há 20 anos, tendo ministrado a Palavra de Deus em vários estados do Brasil. O mesmo é Professor de EBD, Escritor e Blogueiro.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário abaixo:

Esclarecimento público:

Esclarecemos a todos os leitores que o SERMONÁRIO DIGITAL publica textos e diversos estudos de diversos autores com base na Bíblia Sagrada, assim todos os textos aqui publicados almejam única e exclusivamente o conhecimento bíblico.

Destacamos que quaisquer citações ao Antigo ou Velho Testamentos não podem ser interpretadas no sentido literal e sim analisadas num contexto muito mais amplo, tanto do ponto de vista histórico como religioso, portanto o SERMONÁRIO DIGITAL não fomenta e não incentiva a prática de nenhum tipo de descriminação religiosa, sendo assim não incentivamos nenhum tipo de agressão à pessoas que professem sua fé de modo diferente, analisamos exclusivamente doutrinas e não pessoas, ou seja, valorizamos a união na diversidade de opiniões pois acreditamos que o verdadeiro cristianismo é solidamente baseado no amor.

O objetivo deste site é a divulgação de esboços e estudos bíblicos elaborados conforme a opinião de cada autor, e nenhum texto reflete obrigatoriamente a opinião de seus responsáveis.