» » » » A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DE GÊNESIS

O livro de Gênesis é provavelmente o mais importante contida na Bíblia; que constitui a base de toda a revelação; É necessário ter em conta a condição moral do homem, e sua consequente necessidade de redenção por Cristo. A história, doutrina e profecia de todos os escritos inspirados tomar a sua ascensão em sua narrativa, e sem ela seria ininteligível para nós.

O livro tem um HISTÓRICO importante. Ele nos informa sobre a criação do mundo, do surgimento do homem para habitá-la, e de seu desenvolvimento em uma família, uma tribo, uma nação. Ele também contém o registro de muitas vidas grandes e influentes, e apresenta-los com a vivacidade pictórica, com a simplicidade e emoção dos tempos primitivos. As grandes divisões históricas do livro são-1. A introdução, a partir de cap. 1:1 a rachar. 02:03. 2. "As gerações dos céus e da terra", que começa com cap. 02:04, e estendendo-se ao longo da história da queda para o nascimento de Seth, cap. 4. 3. "O livro das gerações de Adão", do cap. 5 a 6:08. 4. "As gerações de Noé", dando a história da família de Noé até sua morte, do cap. 06:09 de cap. 9. 5. "As gerações dos filhos de Noé," dando conta da asa da terra, cap. 10:1 a rachar. 11:09. 6. "As gerações de Shem." Da linha da semente prometida, até a Abrão, a Naor ea Harã, filhos de Tera, cap. 11:10 a 26. 7. "As gerações de Tera", o pai de Abraão, de quem também na linha feminina da família foi traçada através de Sara e Rebeca, cap. 11:27 às 25:11. 8. "As gerações de Ismael", de 25:12 a 18. "As gerações de Isaque," contendo a história dele e de sua família desde a morte de seu pai para a sua própria morte, 25:19 ao fim de 35. 10. "As gerações de Esaú", 36:1-8. 11. "As gerações de Esaú em Monte Seir," 36:9 para 37:1. 12 "As gerações de Jacó", 37:2 até o final do capítulo.

Assim, o livro de Gênesis contém a história do progresso início do mundo, tal como apresentado nas vidas dos homens mais influentes da época. É, portanto, mais importante, certamente mais interessante, e extremamente confiável, como o resultado de uma inspiração divina, em seguida, pela primeira vez, dado ao homem. O livro tem um DOUTRINAL importância. Ele narra a criação do homem, com o seu entorno temporais e morais. Ela ensina a origem divina da alma;que a vida é uma provação; que a comunhão com Deus é uma realidade; que o homem é dotado de liberdade moral; que ele está sujeito à influência satânica, e que uma violação da lei de Deus é a fonte de toda a miséria humana. Aqui nós temos o único relato confiável da introdução do pecado no mundo; a verdadeira filosofia da tentação, o verdadeiro significado do propósito redentor de Deus, a depravação universal da raça precoce; e temos exemplificado a providência todo-poderoso de Deus na história do bem.


O livro tem uma ÉTICA importância. Ela ensina a santa observância do sábado como dia de descanso e oração; a intenção ea santidade do matrimônio; e em seus personagens variados a retribuição do engano e inveja. A moral do livro são mais elevados, e são especialmente enfático em seu apelo aos jovens. Nem são esses princípios contidos apenas no preceito frio, mas são investidos com toda a força ea realidade da vida real.Portanto, eles são processados humano eminentemente, atraente e repreensivo. O livro tem um POLÍTICO importante. Ele traça o crescimento da vida social e nacional; indica que o método de comércio durante os tempos antigos; também prova que a vida nacional dos homens pode ser processado subserviente às idéias divinas, e ser o meio para o advento do bem espiritual para a humanidade.

Fonte: Homilética completa do Pregador

Sobre Unknown

Edilson Pereira é pregador do Evangelho há 20 anos, tendo ministrado a Palavra de Deus em vários estados do Brasil. O mesmo é Professor de EBD, Escritor e Blogueiro.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário abaixo:

Esclarecimento público:

Esclarecemos a todos os leitores que o SERMONÁRIO DIGITAL publica textos e diversos estudos de diversos autores com base na Bíblia Sagrada, assim todos os textos aqui publicados almejam única e exclusivamente o conhecimento bíblico.

Destacamos que quaisquer citações ao Antigo ou Velho Testamentos não podem ser interpretadas no sentido literal e sim analisadas num contexto muito mais amplo, tanto do ponto de vista histórico como religioso, portanto o SERMONÁRIO DIGITAL não fomenta e não incentiva a prática de nenhum tipo de descriminação religiosa, sendo assim não incentivamos nenhum tipo de agressão à pessoas que professem sua fé de modo diferente, analisamos exclusivamente doutrinas e não pessoas, ou seja, valorizamos a união na diversidade de opiniões pois acreditamos que o verdadeiro cristianismo é solidamente baseado no amor.

O objetivo deste site é a divulgação de esboços e estudos bíblicos elaborados conforme a opinião de cada autor, e nenhum texto reflete obrigatoriamente a opinião de seus responsáveis.