» » » » » » Crianças que Andam na Verdade (Sermão para Crianças)

“Muito me alegro por achar que alguns de teus filhos andam na verdade” 2 João 4.
AMADAS CRIANÇAS, O LIVRO CUJO VERSO FOI CITADO LOGO ACIMA É O MAIS CURTO DA BÍBLIA
. Quando chegar em casa, folheie a Bíblia e verá que é verdade. Ele tem apenas treze versículos, mas, ainda assim, é cheio de assuntos importantes, inclusive o versículo que acabamos de ler. Este livro é uma epístola, ou carta, escrita pelo apóstolo João. Ele a escreveu para uma senhora cristã, conhecida dele. Ela tinha filhos e foi sobre eles que nosso versículo falou. Ao que parece, João se encontrou com alguns dos filhos dessa senhora e, pelo que escreveu, ele pode perceber o quanto essas crianças se comportavam bem. Ele, então, escreveu sobre o bom comportamento deles à sua mãe: “Muito me alegro por achar que alguns de teus filhos andam na verdade”. Agora, crianças, há dois assuntos sobre os quais gostaria de tratar com vocês neste texto. Alguns de vocês podem estar pensando nesse exato momento, “o que significa andar na verdade?”. Outros talvez pensem: “por que João ficou tão feliz?”. Responderei às duas perguntas. I. Primeiramente, mostrarei quando podemos dizer que uma criança anda na verdade. II. Segundo, mostrarei quais foram as razões que fizeram o apóstolo João ficar tão feliz. Crianças, antes de tudo, peço para que prestem muita atenção, pois não tomarei muito de seu tempo. Agora me escutem. Que o Espírito Santo abra o coração de vocês e abençoe o que eu disser.

I. “Quando podemos dizer que uma criança anda na verdade” O que andar significa? Você não deve pensar que significa caminhar com seus pés, assim como você caminha para ir ao culto. Significa a forma com que nos comportamos, nosso modo de viver e levar a vida. A Bíblia chama de “caminhar”, porque a vida do homem é como uma jornada. Desde o momento em que nascemos, até a hora em que morremos, estamos viajando. A vida é uma jornada do berço à cova; e o modo de viver de uma pessoa é chamado de "caminhada". E o que “caminhar na verdade” significa? Significa caminhar conforme a Bíblia ordena, e não conforme as normas deste mundo perverso. O mundo, sinto informá-los, está cheio de insensatez e mentiras, especialmente inverdades sobre religião. Tudo isso vem do nosso grande inimigo, o diabo. Foi ele quem iludiu Adão e Eva no Éden, ao contar uma mentira para fazê-los pecar. Ele disse que ninguém morreria apenas por comer do fruto proibido - o que não era verdade. E o diabo continua agindo da mesma forma, ele está sempre tentando fazer com que homens, mulheres e crianças tenham uma imagem errada sobre Deus e religião. Ele tenta persuadi-los a acreditar que o que é mau é bom e o que é bom é mau. Tenta nos fazer acreditar que servir a Deus não é prazeroso e que o pecado não nos fará mal algum. E, entristeço-me ao constatar isso, mas um número incontável de pessoas cai nas armadilhas dele e acredita nessas mentiras. Mas as pessoas que caminham na verdade são bem diferentes. Elas não dão ouvidos às falsas noções do mundo sobre religião, elas seguem o caminho da verdade apresentado por Deus através da Bíblia. Não importa o que os outros façam, o objetivo principal dessas pessoas é agradar a Deus e serem servas fiéis dEle. Essas eram características das crianças citadas no versículo que lemos. João escreve à sua mãe e diz, "teus filhos andam na verdade". Crianças, vocês gostariam de saber se estão andando por caminhos corretos? Vocês gostariam de saber as marcas pelas quais vocês podem descobrir se estão no bom caminho? Prestem muita atenção, enquanto as coloco diante de vocês.

1. Crianças que andam na verdade sabem a verdade sobre o pecado.
O que é o pecado?
É quebrar qualquer mandamento de Deus, fazer qualquer coisa que Deus nos manda não fazer. Deus é muito santo e puro, qualquer pecado cometido o desagrada sobremaneira. Mas, apesar de tudo isso, muitas pessoas, tanto jovens quanto anciãs, fazem pouco do pecado. Algumas tentam se convencer de que não são tão pecadoras e não quebram com frequência os mandamentos de Deus. Outros dizem que o pecado não é algo tão terrível assim e que Deus não é tão rígido quanto os pastores dizem que ele é. Esses são dois grandes erros. Crianças que andam na verdade pensam de forma bem diferente. Elas não têm pensamentos tão orgulhosos. Elas se veem cheias de pecado e isso as machuca e humilha. Elas acreditam que o pecado é algo abominável e odiado por Deus. Elas veem no pecado o seu pior inimigo. Elas o odeiam mais do que a tudo nessa terra. Não há nada que elas desejem se livrar tanto quanto do pecado. Crianças, essa é a primeira marca de quem caminha na verdade. Olhe para essa marca. Pense nela. Você odeia o pecado?


2. Crianças que andam na verdade amam o verdadeiro Salvador dos pecadores e o seguem. São poucas as pessoas que não sentem que precisam ser, de algum modo, salvas. Elas acreditam que depois da morte vem o julgamento e que gostariam de ser salvas dele. Mas ai delas! Poucas verão que a Bíblia afirma veementemente que há apenas um Salvador: Jesus Cristo. E poucas irão a Ele para pedir por salvação. Elas confiam mais em suas orações, arrependimento, idas à igreja, obediência aos sacramentos, boas obras ou coisas do tipo. Mas isso, apesar de útil, não pode salvar-nos do inferno. Esses são falsos caminhos para a salvação. Eles não são capazes de perdoar pecados. Eles não são Cristo. Nada pode nos salvar, a não ser Jesus Cristo, que morreu por nós, pecadores, na cruz. Apenas aqueles que acreditam inteiramente Nele tem os seus pecados perdoados e irão para o céu. Esses, apenas, sentirão que tem um amigo poderoso no dia do julgamento. Esse é o verdadeiro caminho para ser salvo. Crianças que andam na verdade aprenderam essas coisas; e se você perguntá-las onde elas colocam sua confiança, elas responderão: "Em Cristo, apenas". Elas se recordam das palavras graciosas de Jesus: “Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais”. Elas tentam seguir a Jesus, como a ovelha segue o pastor. E elas o amam, porque leem na Bíblia que Jesus as ama e morreu por elas. Crianças, essa é a segunda marca de quem caminha na verdade. Olhe para essa marca. Pense nela. Vocês amam o Cristo?

3. Crianças que andam na verdade servem a Deus com um coração sincero. Ouso dizer que alguns de vocês acreditam ser possível servir a Deus apenas na aparência. É realmente o que muitos pensam. Eles colocaram uma cara de enterro e fingirão estar sérios, mesmo que não estejam dessa forma interiormente. Elas farão lindas orações e, ainda assim, serão apenas da boca para fora. Elas se sentarão nos seus lugares, na igreja, e, ainda assim, pensarão sobre qualquer outra coisa na hora do sermão. Isso é o servir apenas na aparência e é completamente errado. Crianças más são, constantemente, culpadas deste pecado. Elas orarão regularmente quando seus pais mandarem, mas não se estiverem sozinhas. Elas irão à igreja quando estiverem sendo observadas, mas não de outro modo. Seus corações estão longe. Crianças que andam na verdade não são assim. Elas têm outro espírito nelas. Elas desejam ser honestas em tudo que fizerem com Deus e adorá-Lo em espírito e em verdade. Quando oram, oram sinceramente. Quando vão à igreja, tentam ficar sérias e dar ouvidos ao que está sendo dito. E uma de suas grandes preocupações é não conseguir servir a Deus tão bem quanto gostariam. Crianças, essa é a terceira marca de quem caminha na verdade. Olhe para essa marca. Pensem nela. O seu coração é verdadeiro ou falso?

4. Crianças que caminham na verdade tentam fazer as coisas corretamente aos olhos de Deus. Deus nos disse claramente o que ele julga ser correto. Qualquer pessoa que lê a Bíblia com um coração honesto saberá disso. Mas é triste ver o quanto as pessoas se importam pouco em agradar a Deus. Muitos quebram mandamentos bíblicos constantemente e parecem não se importar com isso. Muitos vão contar mentiras, falar palavrões, brigar, trapacear e roubar. Outros usam palavras baixas, quebram o dia do Senhor, nunca oram ou leem a Bíblia. Outros são rudes em seus relacionamentos, preguiçosos, glutões, mal-humorados ou egoístas. Todas essas coisas são más e não agradam ao Deus Santo. Crianças que andam na verdade estão sempre tentando se manter longe dos maus caminhos. Elas não veem prazer algum em ações pecaminosas e tampouco gostam da companhia desses que praticam iniquidade. O grande desejo dessas crianças é ser como Jesus: santo, bondoso e sem pecado. Eles anseiam por serem doces, gentis, obedientes, honestos, confiáveis e bons em todas as formas possíveis. Chateia-os o fato de não serem mais santos do que o que são. Crianças, essa é a última marca de quem caminha na verdade. Olhe para essa marca. Pense nela. As suas ações são corretas ou não? Vocês acabaram de ver algumas marcas de quem anda na verdade. Espero que as tenham compreendido. Sabendo a verdade sobre o pecado, amando o verdadeiro Salvador, servindo a Deus com um coração sincero e fazendo o que é correto aos olhos de Deus. Eis aqui todas as quatro marcas reunidas. Pensem nelas e se perguntem: “O que estou fazendo agora? Estou andando na verdade?”. Tenho certeza de que muitas crianças aqui presentes sabem muito bem a resposta que devem dar. E Deus também sabe, porque ele conhece o coração das pessoas tão certo quanto o ar que respiramos. Crianças, o Deus onisciente lhes faz, hoje, uma pergunta: Você está andando na verdade? Por que não andaria? Milhares de crianças andam no caminho da verdade e nele se agradam. Esse caminho já foi marcado com pegadas de muitas outras crianças antes de você. Milhares de meninos e meninas andam na verdade nesse exato momento, mas ainda há espaço para mais crianças. Por que, então, não deveriam vocês começarem a andar nesse caminho também?

II. Agora, vamos para a segunda parte do estudo. Disse que tentaria mostrar alguns dos motivos pelos quais João se alegrou ao encontrar os filhos daquela senhora andando na verdade.

O texto diz “muito me alegro”. Por que ele se alegrava? Havia boas razões para isso. João não era o tipo de homem que se alegrava sem motivos. São essas as razões: 

1. João se alegrou, porque ele mesmo era um homem bom. E pessoas boas gostam de ver outras andando na verdade, assim como elas. Vocês já devem ter ouvido falar que os anjos se regozijam no céu quando um pecador se arrepende. Alguns de vocês, sem dúvida alguma, devem ter lido sobre isso no capítulo 15 de Lucas. Pessoas boas são como os anjos nessa questão: são cheias de amor e compaixão, e quando veem alguém abandonando o pecado e fazendo o correto, se alegram. Pessoas boas gostam de andar na verdade e gostariam que todas as outras andassem na verdade também. Elas não querem reter toda essa alegria só para si, a fim de irem sozinhas ao céu; pelo contrário, elas querem que todos amem Jesus Cristo e o obedeçam. De fato, querem ver o mundo inteiro amando o Senhor Jesus. Quanto mais eles veem pessoas andando na verdade, mais se alegram. Crianças, João foi um homem bom, cheio de amor pelas almas, e foi por isso que ele se regozijou.

2. João se alegrou porque é muito difícil encontrar crianças andando na verdade. Fico muito triste em ter de dizer que há muitas crianças más nesse mundo. Muitas são desobedientes, indiferentes, imprudentes e teimosas. Ninguém se alegra nelas. Muitos pais reclamam de filhos assim. Muitos professores das escolas e das igrejas falam nesse tipo de criança. E, infelizmente, sei que eles dizem a verdade. Há muitas crianças que não doarão um mínimo de seu tempo para o que é bom e nem farão o que lhes é ordenado. Elas gostam de ficar à toa e ter sua própria forma de agir. Elas querem brincar mais do que aprender. Elas fazem coisas que Deus julga como erradas e más, e, ainda assim, não se envergonham. Tudo isso é muito triste de presenciar.

João se desagradava quando via essas atitudes, porque ele já era um ancião e apóstolo, e chegou a presenciar muitas coisas. Ele sabia que até mesmo os filhos de pessoas boas podiam se tornar más. Ouso dizer que João se lembrava de Jacó e de Davi e de todas as dores que suas famílias lhes causaram. E, ainda assim, ele sabia o que Salomão disse em Provérbios: “A estultícia está ligada ao coração da criança”. Por isso que quando João avistou os filhos dessa senhora, que eram corretos – diferentes dos outros – e andavam na verdade, como deviam, ele sentiu uma misericórdia especial. Não duvido, de forma alguma, que ele se regozijou muito!

3. João se alegrou porque ele sabia que andar na verdade faria dessas crianças pessoas felizes nessa vida. João não era uma dessas pessoas tolas que não gostava muito de religião e que achava que ela tornaria o mundo infeliz. João sabia que quanto mais religiosas as pessoas fossem, mas felizes elas seriam. João sabia que a vida era cheia de preocupações e problemas e que a única forma de passar por isso de forma confortável, era sendo um seguidor e servo fiel de Jesus Cristo. Crianças, lembrem-se do que estão aprendendo hoje: se você quiser ser realmente feliz nesse mundo mau, você deve entregar o seu coração a Jesus Cristo e segui-lo. Dê a ele o total controle sobre suas almas e peça-lhe para que seja o seu Salvador e Deus; aí, enfim, você será feliz. Não dê atenção a vontades próprias e tente agradar apenas a Deus; aí, então, sua vida será prazerosa. Confie tudo a Cristo e ele cuidará de todos os problemas de sua alma. Confie nele todo o tempo. Confie nele em qualquer circunstância: saúde e doença, alegria e tristeza, juventude e velhice, pobreza e riqueza. Confie nele e ele será um pastor para você, um guia para liderá-lo, um rei para protegê-lo, um amigo para ajudá-lo nos momentos que precisa. Confie nele, porque ele promete, “não te deixarei, nem te desampararei”. Ele colocará em você o Espírito Santo e dará um novo coração. Ele lhe dará poder para se tornar uma criança verdadeiramente de Deus. Ele lhe dará graça para manter o mau-humor sob controle, para não ser mais egoísta e amar uns aos outros. Ele fará os seus fardos mais leves e o seu trabalho mais fácil. Ele lhe dará conforto nos momentos de insegurança. Cristo transforma aqueles que confiam nele em pessoas felizes. Cristo morreu para salvá-los e vive para trazer paz. Crianças, João tinha certeza dessas coisas. Ele aprendeu por experiência própria. Ele viu que os filhos daquela senhora seriam felizes nesse mundo e, por isso, se regozijou.

4. Por último, João se alegrou porque ele sabia que andar na verdade hoje, traria glória e honra na vida futura. A vida que devemos dar mais valor é a futura. Muitas pessoas parecem se preocupar apenas com o que acontece na vida presente, mas elas estão erradas. Essa vida é muito curta e em breve acabará.

O ancião lhe dirá “parece que foi ontem que eu era uma criança”. A vida futura é a que tem maior importância. Ela não tem fim: ela será de felicidade eterna ou de dores sem fim. Veja o quanto isso é sério! Crianças, não tenho dúvidas de que João pensava na vida eterna, quando se alegrou. Nosso Senhor Jesus Cristo lhe disse várias vezes sobre as recompensas gloriosas preparadas àqueles que andam na verdade. João pensou nas recompensas que havia no céu para essas crianças, e se alegrou. Tenho certeza que João ansiou em seu coração pelo dia em que Jesus viria pela segunda vez. Ouso dizer que ele viu em sua mente essas crianças vestidas de branco, com coroas de ouro em suas mãos, paradas à direita de Jesus Cristo, e se divertindo por toda a eternidade. Ele as viu reencontrando sua mãe mais uma vez, no céu, reencontrando naquele lugar abençoado, onde tristeza e despedidas já não existiriam mais. Esses pensamentos devem ter sido agradáveis e doces. Não duvido que João se alegrou. Expliquei esses versículos. Fiz o que me comprometi a fazer. Disse-lhes o que é andar na verdade. Disse também o motivo pelo qual João se alegrou tanto ao encontrar os filhos dessa senhora andando na verdade. Deixe-me agora resumir tudo, dizendo algo que, pela ajuda de Deus, pode fazer com que a mensagem de hoje seja rapidamente fincada em suas mentes. Quero que esse sermão fique bem preso em sua memória.

Perguntem-se a si mesmos, “Se João me visse agora, ele se alegraria em mim? João se agradaria se ele visse meus passos e meu comportamento, ou ele se entristeceria?". Crianças, não negligenciem essa pergunta. Essa não é uma questão boba, é questão de vida ou morte. Nenhum homem sábio se alegrará ao ver uma criança má. Elas podem ser limpas e bonitas, vestir-se bem e ter uma boa aparência externa, mas um homem sábio ainda assim ficará triste ao observá-las: ele verá que elas são más internamente, que não possuem um novo coração e não estão indo ao céu. Acredite em mim, é muito melhor ser bom que ser bonito. É muito melhor achar graça em seus corações que dinheiro em seus bolsos ou roupas caras em seus corpos. Apenas crianças que amam a Cristo são capazes de alegrar o coração de um sábio. Crianças, escutem as últimas palavras que tenho a dizer-lhes agora. Tenho um convite de Cristo, meu Mestre: andem na verdade. Esse é o caminho para alegrar o coração de seus pais e amigos. Essa é a única coisa, acima de todas as outras, que agradará seus pastores e professores. Vocês não tem noção da felicidade que sentimos quando os vemos andando na verdade. Dessa forma, nos sentimos mais seguros em morrer e deixá-los nesse mundo tão perverso. Sentimos que suas almas estão salvas, mesmo que tenhamos sido chamados para o céu e já não possamos mais ajudá-los ou ensiná-los. Sentimos que vocês estão no caminho correto para a felicidade e estão preparados para os problemas que surgirem. Porque sabemos que andar na verdade traz paz e temos certeza que nos leva à glória na vida futura. Venha, então, essa noite, e comece a andar na verdade. O diabo tentará lhe induzir a pensar que isso é difícil e que você não conseguirá caminhar na retidão. Não acredite nele, ele está mentindo. Ele quer lhe causar dano. Confie tão somente em Cristo e siga-o, então você logo verá que o caminho Dele é de deleite e paz. Ore para que o Espírito Santo entre em seu coração e você se sentirá mais forte. Ele pode guiá-lo na verdade. Leia a Bíblia regularmente e logo você se tornará sábio acerca da salvação. A Bíblia é a palavra da verdade. Leia e ore. Ore e leia. Comece a ter esses hábitos e mantenha-os. Fazendo isso, você logo verá que é impossível não andar na verdade. Mas venha, venha depressa.

Crianças, no terceiro capítulo do Apocalipse, Jesus Cristo fala “Eis que estou à porta, e bato”. Talvez ele esteja fazendo isso agora, nessa noite. Talvez Jesus tenha tocado no coração de alguns de vocês hoje através desse sermão. Se sim, não deixe que ele espere ainda mais. Ajoelhe-se diante dele essa noite em oração e peça-lhe de uma vez por todas para que ele entre em seu coração. Peça a Jesus para que ele habite em você e cuide de você. Peça para que ele escreva o seu nome no livro da vida e que lhe ajude a andar na verdade. Pense em quantas crianças nesse mundo ainda não foram convidadas, mas, ainda assim, você foi! Quantos meninos e meninas nunca tiveram a chance de serem salvos e quantos se alegrariam e andariam na verdade se fossem chamados. Crianças, tenham cuidado. Vocês já não podem mais dizer que não foram convidados. Jesus lhes convida, a Bíblia convida, eu, servo de Cristo, convido a todos essa noite. Venham a Cristo! Venham e sejam felizes. Venham e andem na verdade.

J. C. Ryle

Sobre Unknown

Edilson Pereira é pregador do Evangelho há 20 anos, tendo ministrado a Palavra de Deus em vários estados do Brasil. O mesmo é Professor de EBD, Escritor e Blogueiro.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário abaixo:

Esclarecimento público:

Esclarecemos a todos os leitores que o SERMONÁRIO DIGITAL publica textos e diversos estudos de diversos autores com base na Bíblia Sagrada, assim todos os textos aqui publicados almejam única e exclusivamente o conhecimento bíblico.

Destacamos que quaisquer citações ao Antigo ou Velho Testamentos não podem ser interpretadas no sentido literal e sim analisadas num contexto muito mais amplo, tanto do ponto de vista histórico como religioso, portanto o SERMONÁRIO DIGITAL não fomenta e não incentiva a prática de nenhum tipo de descriminação religiosa, sendo assim não incentivamos nenhum tipo de agressão à pessoas que professem sua fé de modo diferente, analisamos exclusivamente doutrinas e não pessoas, ou seja, valorizamos a união na diversidade de opiniões pois acreditamos que o verdadeiro cristianismo é solidamente baseado no amor.

O objetivo deste site é a divulgação de esboços e estudos bíblicos elaborados conforme a opinião de cada autor, e nenhum texto reflete obrigatoriamente a opinião de seus responsáveis.