Gênesis 3:8
Tenho me convencido cada dia mais que a prática da visitação deve ser para o cristão o que a prática da evangelização é para o não cristão. Como dizemos que missões nasceu e está no coração de Deus, igualmente devíamos dizer da visitação, que é criação e invenção dEle. Deus foi o primeiro a nos ensinar com o seu exemplo e pela Sua palavra.
Deus sentiu grande prazer ao criar o homem e queria estar diariamente em contato com ele, para isto, visitava-o em seu lar - o Jardim do Éden (Gênesis 3:8) - e tinha imenso prazer nesta visita. Ele chamava o homem pelo nome, esperando encontrá-lo para estarem juntos. Foi o homem que, devido ao pecado, começou a se esconder de Deus, já não sentindo mais prazer pela Sua presença em seu lar. Passou, assim, a rejeitar o hóspede ilustre.
Em toda a Bíblia, aprendemos e descobrimos que sempre foi Deus quem veio ao encontro do homem, sempre foi Deus quem o visitou. Ele veio a Caim, a Noé, a Abraão, a Isaque, a Jacó. Veio ao seu povo Israel (Gênesis 50:24-25; Êxodo 3:16 e 4:31; Rute 1:6; Jeremias 27:22; 29:10; Lucas 1:68 e 7:16). Veio aos gentios para tomar dentre eles um povo para o Seu nome (Atos 15:14). Deus nos visita particularmente (Salmo 17:3; Jeremias 15:15). Deus visita a terra (Salmo 65:9).
Emanuel significa Deus conosco, Deus entre nós, Deus que visitou a nossa morada, que deixou o céu e veio ao mundo (Lucas 7:16; João 1:11). Grande parte do ministério de Jesus foi em visita ao lar das pessoas, Ele foi até acusado por isto (Lucas 19:7). O Espírito Santo, é o Deus que vive em nós (Efésios 3:17), que está sempre presente, que visita a Igreja do Senhor e as pessoas.
Se esta é uma prática divina, onde a Trindade e os anjos participam, não deveria ser também a nossa? Isto é tão importante para Deus que Ele não somente praticou, como declarou ser a visitação a verdadeira e agradável religião (Tiago 1:27). É tanto, que receberemos galardão ou castigo com base nesta prática (Mateus 25:36-43). Pastores e líderes serão julgados por abandonar as suas ovelhas e não as visitarem (Jeremias 23:2).
O Novo Testamento mostra que a visitação era uma prática comum na sua época.
Os magos e os pastores visitam a Jesus; Maria visita Isabel; os apóstolos e cristãos visitavam constantemente (Atos 15:36 e 28:30; Romanos 1:13, 15:23 e 15:29; Gálatas 1:18; 2 João 1:12). Concomitantemente, a hospitalidade (que diz respeito ao que recebe visitas), também era uma prática comum (Atos 10:6, 21:16 e 28:7; Romanos 16:23; 1 Timóteo 5:10). Foi dado ordenança a respeito da hospitalidade (Romanos 12:13; Hebreus 13:2; 1 Pedro 4:9), sinal da importância da prática de se visitar e de se receber visitas. Aliás, como a maioria das igrejas existiam no lar, visitar uma igreja era visitar um lar.
Visitação é um ministério que deve ser praticado por todos os cristãos. E, dos pastores, exige-se que este ministério seja praticado de modo ainda mais intenso e regular. É uma das obrigações de um ministro. A hospitalidade figura na lista de recomendações àquele que quer ser pastor (1 Timóteo 3:2; Tito 1:8). O pastor deve ser então um visitador e alguém apto para receber visitas em sua casa.
Infelizmente, hoje, temos muitos líderes e poucos pastores. Muitos querendo aparecer, buscando status, posição, títulos... e poucos querendo ser verdadeiros pastores. Mas, enfim, qual a idéia de pastor senão a de estar diariamente e pessoalmente com a ovelha no curral? Suprir suas carências e necessidades e cuidar individualmente de cada uma? O que menos um ovelha precisa é de um pastor falando em sua orelha sem cuidar das suas reais e verdadeiras necessidades.
Apascentar, então, não é pregar. E, algo muito triste que acontece é ver muitos brigarem pelo cargo, mas poucos querem pôr a mão na massa.
Faça um teste simples para confirmar estas afirmativas: Seu pastor conhece você? Sabe seu nome? Onde você mora? Qual a sua profissão? Se está ou não empregado? No seu aniversário, ele liga para dar os parabéns? Já foi à sua casa? Conhece sua família? Quantas vezes já tomou um café ou já almoçou com você? Conhece os seus talentos e potenciais, as suas fraquezas e anseios? Nota quando você deixa de freqüentar os cultos? Ou só quando deixa de entregar o dízimo? É capaz de perder uma noite de sono em seu benefício espiritual? Já se assentou com você para conversar, aconselhar, orar e chorar juntos? Ou a agenda dele é cheia demais com numerosos congressos, palestras, reuniões, conferências, pregações em eventos, para perder tempo com um único e simples mortal como você?
Século estranho este nosso! O leão vem para atacar a ovelha, mas, como ela não marcou horário com o seu pastor, através da secretária, terá de perecer. É que são tantas atividades, e não se pode abrir mão das mesmas. A ovelha se desgarrou e está ferida no vale, mas, as reuniões, convenções e programações são tão numerosas que o impede no cuidado e resgate da mesma. Terá de perecer, mas que bom que o pastor talvez nem fique sabendo.
Família significa isto - relacionamento. Deus nos chamou para sermos seus filhos, e, como pai, Ele nos visita, deixando o exemplo a ser seguido. Ele sempre visitou seu povo. Jesus, que criou a Igreja, fazendo dela uma família, quer que tenhamos relacionamentos maduros e profundos com Ele e uns com os outros. Os relacionamentos entre irmãos acontecem no lar.
Portanto, visitar é bíblico, necessário e urgente. Queira Deus, seja esta uma prática restaurada no seio da igreja que professa o seu nome. E o que a Reforma Protestante foi para a Idade Média, o Pentecostalismo para o século passado, seja a visitação para este século. O século da mídia, das telecomunicações e da informática, que têm diminuído as distâncias geográficas e criado outras distâncias, como as do relacionamento interpessoal, onde posso, por exemplo, me comunicar com pessoas do mundo inteiro, e não conhecer pessoalmente nenhuma.
Que não sejamos uma comunidade de espectadores desconhecidos, mas uma família onde os irmãos se conhecem. Que nossos lares sejam a base de sustentação da igreja de Cristo. Todo avivamento é uma volta às origens, e voltar às origens, é voltar ao lar.
Jair Souza Leal
Tópicos: Artigos Casamento Diversos Gênesis Sermões em Temas
Sobre Unknown
Edilson Pereira é pregador do Evangelho há 20 anos, tendo ministrado a Palavra de Deus em vários estados do Brasil. O mesmo é Professor de EBD, Escritor e Blogueiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Top da Semana
-
Ola pessoal, em todas as passagens bíblicas se prestarmos atenção e relermos, vamos perceber que sempre tem varias lições para aprendermos...
-
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu n...
-
Marcos 7.31-37 -Introdução: as palavras de Jesus são ensinamentos de como podemos fazer missão, mas os seus gestos nos ensinam como nos...
-
(Êx 33.14) Introdução: Vejamos os efeitos da presença de Jesus na nossa vida. I - NOS FAZ DESCANSAR (Ex 33.14) “Respondeu-lhe o Senho...
-
Texto Áureo Ex. 23.7 – Leitura Bíblica Êx. 20.13; 35.16-25 INTRODUÇÃO Dando continuidade aos estudos dos Dez Mandamentos, nos deteremo...
-
(At 6.8; 7.55,56) Introdução: Estevão era cheio de sete coisas, são elas: I - CHEIO DE PERDÃO (At 7.60) “E, pondo-se de joelhos, clamo...
-
(Lc 9.23) Introdução: Tiraremos as lições vindas desta célebre mensagem. I - MENSAGEM DE HUMILHAÇÃO (F1 2.6-8) “Jesus... que, sendo e...
Sermões em Espanhol
Principal
Abençoar
(2)
Adoração
(55)
Amor
(17)
Anísio Renato de Andrade
(1)
Anjos
(1)
Ano Novo
(22)
Arrependimento
(5)
Artigos
(61)
Avivamento
(3)
Batalha Espíritual
(31)
Benção
(3)
Bíblia
(5)
Casamento
(15)
Ceia do Senhor
(6)
Comentários de Lições Bíblicas
(85)
Como Falar Melhor em Público
(1)
Comunhão
(3)
Crescimento
(3)
Crucificação
(5)
Cura
(5)
Curiosidades
(20)
Daniel
(13)
Datas Comemorativas
(45)
Despertamento
(2)
Deus
(6)
Dia dos Namorados
(5)
Diáconato
(2)
Dinheiro
(5)
Discernimento
(1)
Diversos
(435)
Dízimo
(4)
Dúvidas Gospel
(5)
EBD
(83)
Esboços dos Livros
(24)
Escola de Pregadores
(20)
Espírito Santo
(28)
Estudos Bíblicos
(76)
Evangelísmo
(2)
Exposições Gerais das Escrituras
(31)
Família
(7)
Fé
(5)
Gratidão
(3)
Homilética (1)
(2)
Igreja
(4)
Ilustrações
(23)
Jejum
(2)
Julgamento
(3)
Justiça
(1)
Liderança
(4)
Livros Digitalizados
(1)
Mordomia
(1)
Morte e Ressurreição
(1)
Motivação
(2)
Mulher
(4)
Mundo
(1)
Namoro
(1)
O PREGADOR E O SERMÃO
(1)
Obediência
(2)
Oração
(6)
Pecado
(3)
Perdão
(2)
Perseverança
(1)
Promessa
(8)
Quebrantamento
(1)
Reflexões
(2)
Ressurreição
(1)
Salvação
(11)
Sermões Biográficos
(32)
Sermões Curtos
(55)
Sermões em Espanhol
(51)
Sermões em Temas
(336)
Sermões Para a Páscoa
(2)
Sermões Para o Ano Novo
(21)
Sermões Para o Dia das Mães
(6)
Sermões Para o Dia dos Pais
(7)
Sermões Para o Natal
(19)
Significados
(1)
Sofonias
(1)
Sonhos
(5)
Tentação
(4)
Unção
(4)
Vídeos
(3)
Vitória
(16)
Comentários Recentes
Conteúdo
Dias online
Postagens
comentários
Nenhum comentário: