» » » » » » » O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA

O CUIDADO AO FALAR É A MARCA DE UM CRENTE SENSATO

Introdução: Uma coisa muito feia de se ver é alguém, principalmente os que professam a fé cristã, não tendo cuidado naquilo que fala e com isso se expondo ao ridículo diante dos outros. Quem usa a sua língua desenfreadamente certamente não pensa o que fala e com isso pode com o seu procedimento provocar grandes estragos, tanto a si próprio como a outrem. Em Provérbios 13.3 diz que o que guarda a sua boca preserva a sua alma, mas o que muito abre os seus lábios tem perturbação. Uma boa forma de demonstrar sabedoria é saber ouvir os outros e considerar tudo com reflexão para então falar racionalmente e com moderação. Um cristão tem por obrigação que demonstrar uma conduta diferenciada principalmente no seu falar, pois a nossa fala também identifica o nosso caráter, o qual é sempre analisado por outros através daquilo que falamos. Quem anda tagarelando sempre acaba revelando segredos, ou seja, coisas que alguém, ou por confidencia, ou desabafo lhe contou e que deveria guardar para si. Esse tipo de pessoa é extremamente perigoso, pois acaba não falando somente o que ouviu como também aumenta e distorce tudo que lhe foi confidenciado provocando com isso grandes confusões.

1- O FALAR DO CRISTÃO ENVOLVE OUVIR, REFLETIR E SABER RESPONDER PRUDENTEMENTE - Tiago 1.19 - Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. - A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. Colossenses 4:6

Dizer aquilo que pensamos ou precipitarmos em opinar sem ouvir e aprender é algo que não pode fazer parte da vida do cristão. Isto porque, de uma maneira geral as nossas opiniões valem muito pouco, ou quase nada se não pararmos primeiro para ouvir e refletir sobre a verdade. Mentes impacientes em comunicar as suas opiniões certamente não saberão distinguir com presteza o certo do errado. Aquele que fala tagarelando sem parar usa isso como meio para não ouvir aquilo que precisa ouvir. Quando falamos demais e ouvimos pouco, mostramos aos outros que pensamos que as nossas ideias são mais importantes que a deles. A palavra falada é o meio de comunicação mais usado por todos; portanto, os crentes devem ser sábios em seu modo de falar. Comunicação também envolve diálogos e não somente monólogos, pois a pessoa que força o monólogo é uma pessoa sem graça, cansativa e prepotente. O crente deve sempre manter um diálogo agradável e gentil sabendo ouvir e discutir com moderação e sabedoria. 

2- O FALAR DO CRISTÃO SE FOR IMPENSADO NÃO PRODUZ AQUILO QUE DEUS APROVA - Tiago 1.20 - Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. - Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Efésios 4:26

Os sentimentos de ira, uma vez liberados e expressos, são por natureza imoderada e incontrolável. Jesus ensinou para amarmos os nossos inimigos e condenou o ódio entre irmãos. Somente Deus é juiz e não podemos usurpar esta função que é uma prerrogativa exclusiva dele. Irai-vos e não pequeis, não diz que não podemos nos irar, mas mostra que devemos controlar adequadamente a nossa ira. Não devemos ceder aos nossos sentimentos de ira ou permitir que eles nos levem ao ódio com demonstração de orgulho e hipocrisia. Jesus ficou irado com os mercadores do templo, porém a sua atitude que envolvia ira e indignação era justa e não o levou a pecar. Portanto se ficarmos irados, que seja por uma causa justa para que não sejamos levados a pecar. Um dos cuidados a tomar é que a nossa ira, mesmo que seja por uma causa justa, não deve se prolongar para que ela não venha a ser um ponto de apoio para o Diabo agir.

3- O FALAR DO CRISTÃO SEM SEGUNDAS INTENÇÕES PROGRIDE A SUA VIDA ESPIRITAL - Tiago 1.21 - Pelo que, rejeitando toda imundícia e acúmulo de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma. - Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento. 1 Coríntios 14:20

O progresso da nossa vida espiritual envolve também rejeitar toda imundícia e acúmulo de malícia. Devemos nos livrar dos maus hábitos e sempre receber com mansidão a palavra de Deus, procurando viver de acordo com ela, porque se ela realmente foi enxertada em nosso coração tem então que fazer parte do nosso ser. Quando absorvemos aquilo que a palavra nos ensina, certamente expressaremos isso em nosso modo de viver. Nenhuma tentação poderá nos derrotar se estivermos aplicando as verdades de Deus em nossas vidas. Não existe lugar para a imaturidade constante na vida cristão. Os crentes devem crescer e amadurecer para poderem caminhar com entendimento e sempre tomando decisões sábias em todo seu modo de viver.

4- O FALAR DO CRISTÃO QUE OBEDECE A PALAVRA DEVE DEMOSTRAR CONHECIMENTO - Tiago 1.22 - E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. - E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; Mateus 7:26

Não adianta ler, estudar e ouvir a palavra de Deus se não cumprirmos o que ela diz. A palavra de Deus não é apenas para ser conhecida, mas também para ser obedecida. Tudo que aprendermos a respeito da palavra de Deus, se não for colocada em prática, todo esforço que tivemos em aprendê-la terá sido completamente inútil. O que vale é o que o crente faz, não apenas o que ele sabe, portanto se o que faz não tiver embasamento nos preceitos bíblicos está enganando a outros e a si próprio. Ouvir a palavra sem praticar, não passa de loucura e autoengano. Em contraste com a pessoa sábia, a pessoa insensata ouve o ensino da palavra e o ignora. Quem constrói a sua casa sem os fundamentos bíblicos esta sujeita a qualquer momento a desabar, principalmente quando as lutas que são inevitáveis acontecerem. O nosso caráter é revelado pelos frutos que demonstramos, e a nossa fé é revelada pelas lutas que enfrentamos. O sábio procura agir de acordo com a palavra de Deus, e procura edificar a sua vida para que possa enfrentar qualquer tipo de dificuldade. 

5- O FALAR DO CRISTÃO É QUE MOSTRA SE SUAS IMPERFEIÇÕES FORAM CORRIGIDAS - Tiago 1.23 - Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural; - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 2 Coríntios 3:18

Assim como um espelho revela o nosso lado exterior, também a palavra de Deus revela o nosso interior, podendo ilustra-la como o espelho da alma. É a atenção e compreensão constante da palavra de Deus, que permite que uma pessoa veja as suas imperfeições e procure corrigir a sua vida de acordo com os preceitos divinos. Quando a palavra de Deus nos mostra que algo em nós precisa de correção, nós devemos ouvir e agir para que ela prospere em nossa vida. Moisés tinha que cobrir o rosto quando descia do monte porque o brilho da glória de Deus era tão ofuscante que as pessoas não poderiam olhar para o seu rosto, então era necessário ele cobrir o rosto diante do povo. Agora sob o regime da nova aliança todos os crentes podem refletir, como um espelho, a glória do Senhor, em contraste com o antigo concerto. Lembremos que o Espírito Santo trabalha em nossa vida nos ajudando a nos aproximar cada vez mais do modo de vida perfeito de Deus.




6- O FALAR DO CRISTÃO DEVE DEMONSTRAR QUE A PALAVRA ELIMINOU SEUS VÍCIOS - Tiago 1.24 - porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era. - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

Temos que nos esquecer de como éramos e procurarmos nos lembrar de como devemos ser após o novo nascimento. É bom lembra que não fomos reformados, reabilitados, ou reeducados, isto porque nos fomos é recriado, através do novo nascimento. Quando nos convertemos estamos dando inicio a uma nova vida, sob um novo mestre que quer nos ensinar verdadeiramente o que realmente é importante para as nossas vidas. A velha natureza não pode de maneira alguma ressurgir em nenhum momento da nossa caminhada. As antigas formas de pensamento, os antigos vícios devem ter sido todos abolidos, pois no seu lugar tudo se fez novo.

7- O FALAR DO CRISTÃO O IDENTIFICA COMO TAL, SE É CONTÍNUO FAZEDOR DA OBRA - Tiago 1.25 - Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. - Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus. 1 Pedro 2:16

A lei da liberdade não significa que somos livres para fazer tudo àquilo que quisermos fazer, porque nos somos livres sim, para obedecer a Deus. Como cristãos nós fomos salvos pela graça de Deus, e libertos do controle do pecado. Nós somos livres, porém devemos entender que somos servos, e a nossa liberdade deve ser usada para render glórias ao nome do Senhor. Liberdade não é libertinagem, mas a capacidade para viver e cumprir os preceitos divinos. O crente que cumpre e vive essa liberdade é o que será abençoado por Deus e não aquele que ouve e não pratica.

8- O FALAR DO CRISTÃO MOSTRA SE A SUA FÉ É REAL, QUANDO SABE REFREAR A LÍNGUA - Tiago 1.26 - Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana o seu coração, a religião desse é vã. - E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; 2 Timóteo 2:24

Saber falar bem não é um dom que todos possuem, porém isso não é tão importante como ter o controle das próprias palavras. É preciso saber como falar, quando falar, e onde falar. Uma forma que as pessoas identificam se a nossa fé é ou não real é pelas coisas que falamos e pela maneira como falamos. Um cristão que não possui ética quando fala está enganando-se a si mesmo. Nunca seremos obedientes se não pudermos controlar a nossa boca. O salmista disse: (Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios. Salmos 141:3). Tudo que nós falamos é pesado em balanças fiéis e poderá ser bênção ou maldição para a nossa vida. Um exemplo de conduta a ser imitado é a do próprio Jesus que sempre procurava responder com uma pergunta sobre aquilo que era inquirido. Algumas pessoas gostam de contender porque nunca foram ouvidas antes; e Cristo sempre procurava ouvir atentamente e sabiamente sempre tinha uma resposta a contento.

9- O FALAR DO CRISTÃO DEVE ESTAR COMPROMETIDO NAQUILO QUE É ÚTIL AO PRÓXIMO - Tiago 1.27 - A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo. - Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem. 1 Coríntios 10:24

A religião pura não é apenas fazer caridade e boas obras, cuidando dos necessitados, mas também temos a necessidade de nos guardar livres de tudo aquilo que pode manchar corromper, contaminar a nossa vida. Para nos protegermos da corrupção do mundo, precisamos nos comprometer com o sistema ético estabelecido por Deus e não com o do mundo. Devemos usar a nossa liberdade não para proveito próprio, mas para pensar em outros cristãos e sempre ter as mãos estendidas dentro das nossas possibilidades para ajudar alguém. Devemos usar da nossa liberdade para ganhar mais pessoas para o reino de Deus, pois sempre é mais importante evitar atos inúteis que não levam a nada e procurar fazer aquilo que é útil e produtivo.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel - Th.M.

Sobre Unknown

Edilson Pereira é pregador do Evangelho há 20 anos, tendo ministrado a Palavra de Deus em vários estados do Brasil. O mesmo é Professor de EBD, Escritor e Blogueiro.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário abaixo:

Esclarecimento público:

Esclarecemos a todos os leitores que o SERMONÁRIO DIGITAL publica textos e diversos estudos de diversos autores com base na Bíblia Sagrada, assim todos os textos aqui publicados almejam única e exclusivamente o conhecimento bíblico.

Destacamos que quaisquer citações ao Antigo ou Velho Testamentos não podem ser interpretadas no sentido literal e sim analisadas num contexto muito mais amplo, tanto do ponto de vista histórico como religioso, portanto o SERMONÁRIO DIGITAL não fomenta e não incentiva a prática de nenhum tipo de descriminação religiosa, sendo assim não incentivamos nenhum tipo de agressão à pessoas que professem sua fé de modo diferente, analisamos exclusivamente doutrinas e não pessoas, ou seja, valorizamos a união na diversidade de opiniões pois acreditamos que o verdadeiro cristianismo é solidamente baseado no amor.

O objetivo deste site é a divulgação de esboços e estudos bíblicos elaborados conforme a opinião de cada autor, e nenhum texto reflete obrigatoriamente a opinião de seus responsáveis.