» » » » » MINISTRAÇÃO DO LOUVOR

Atos 16:25-26

 Um dos meios mais atacados por Satanás na Congregação é o Louvor. Satanás tem como seus principais inimigos aqueles que louvam o Senhor em Espírito e em Verdade.

O Louvor liberta os cativos (At. 16:25-26) e por meio do louvor podemos conhecer a Verdade em Cristo Jesus porque o Espírito Santo se faz presente e habita em nosso meio. Deus habita no meio dos louvores (Sl 22:3) e fomos criados para render-lhe louvor e adoração.

Portanto, todos nós somos adoradores em Cristo Jesus.

Mas, será que sabemos o que fazemos quando estamos adorando a Deus? Será que fazemos isso por impulso da carne ou realmente permitimos a manifestação do Espírito Santo em nós?

Nestas horas, devemos estabelecer alguns fatores para sabermos se somos verdadeiros adoradores.
1. Conhecemos a quem estamos adorando?
Você conhece a quem está adorando? Seria a mesma coisa de se quando você vai a uma loja sabendo o produto que você irá comprar, o vendedor da loja tenta lhe empurrar outro produto que não lhe satisfaz.. Será que não somos o vendedor e Deus o cliente? De repente você vê toda a congregação batendo palmas, levantando as mãos e jamais se perguntou o motivo de tudo isto. Aí você vai no embalo e faz a mesma coisa, mas não sente nada de diferente. Por quê? Porque você é o vendedor que ao invés de dar o produto certo, tentou empurrar outro produto.

Como sabemos se conhecemos a Deus?

Veja primeiro como anda a sua vida. Citemos uma história clássica na Biblia, a história de Jó. Jó era o homem temente a Deus, rico, que tinha muitas posses. Qual era o motivo do seu temor a Deus? Deus colocou Jó a prova (1: 1-5). Vieram as calamidades e a fonte delas – Satanás (1:6-2:10) e os consoladores (2:11-13). Diante do sofrimento de Jó, podemos dizer que na terra sempre teremos sofrimentos e teremos de confiar em Deus que nos justifica e sabe o que é melhor para nós e quando reconhecemos a sua soberania e começamos a conhecê-lo não apenas de ouvir, mas de ter uma experiência através de Cristo, nossa vida muda plenamente e tudo o que Deus nos tira ele nos dará em dobro.

Outra forma de conhecermos a Deus é através da oração e da leitura da Palavra. Quando oramos em nosso quarto todos os dias, aprenderemos a ouvir a voz de Deus. Deus sempre fala conosco, mas pode ser que o seu dia foi tão corrido que você não reserva um tempo para conversar com ele. Aprenda a separar pelo menos uma hora de seu dia para conversar com Deus e você sentirá como a sua vida terá um sentido diferente e como a unção do Espírito transbordará em você no momento da adoração.

Mas por que o justo sofre?


a. Sofremos porque sempre erramos: Rm 3:10 diz que não há justo, nem um sequer. E por quê? Porque todos nós somos pecadores (Rm. 3:9). O pecado gerado de Adão e Eva ainda está em nós. Mas, Deus enviou aquele que perdoa todo pecado: Jesus Cristo.

b. Conhecemos o Senhor através do sofrimento: (I Pe. 4:19) Você já conheceu algum irmão que não tenha passado por algum sofrimento? Tenho certeza que não. Pelo nome de Jesus somos afrontados (At. 5:41) e porque fazemos o que nos ordenou e fazemos a vontade de Deus que se agrada e quer que façamos o bem (I Pe. 3:17) passamos por sofrimentos. É no sofrimento que temos alguma experiência com Cristo. Lembra de quando você aceitou a Cristo como Senhor de sua vida? Certamente você estava passando por alguma tribulação. Acontece com todos nós. Clamamos a Deus que nos livre do sofrimento quando não temos mais a quem recorrer e Deus atende o clamor porque vê que nos arrependemos e estende a sua mão a nós. Através do sofrimento aprendemos a seguir e obedecer a Deus. Assim também aconteceu com Cristo (Hb. 5:7-8).

c. Crescemos na fé em Cristo através de nossas tribulações (Rm. 5:1-5): Devemos dar glórias a Deus de estarmos passando por tribulações porque Deus nos põe à prova para esperarmos e confiarmos nele. Portanto, sabemos que a tribulação nos traz a paciência que nos dará experiência. Experiência de sabermos conduzir as nossas vidas diante de algum problema que porventura viermos a ter novamente no futuro. Experiência nos dá esperança e certeza do amor de Deus por nós e nos foi derramado em nosso coração através do Espírito Santo que nos foi dado.

d. Não conhecemos Deus se não temos amor no coração: (I Jo. 4:8 e 16)

A Palavra diz que Deus é amor.

"1 Cor. 13" nos resume muito bem que sem amor, nada somos porque o dom supremo que Deus nos deu é o amor. Todas as obras que fazemos, devemos fazer por amor (I Cor. 16:14).

2. Temos de ser Adoradores em Espírito e em Verdade: (Jo. 4:23-24)
O Senhor está levantando seu exército de adoradores. E chama aqueles que o adorem em espírito e em verdade. Se realmente conhecemos a Deus através de Cristo, seremos seus adoradores.

O verdadeiro adorador é fiel a Deus.

a. Ser fiel como Ele é fiel: (I Cor. 10:13; II Cor. 1:18; II Tes. 3:3; I Tm. 1:12; I Jo. 1:9; Ap. 2:10): Como já foi colocado em tópicos anteriores, Deus nos coloca à prova, mas não permitirá que a tentação que venha da carne nos consuma e sim nos dará uma fuga para que sejamos sempre fiéis a Ele (1 Cor. 10:13), sempre respondendo com um sim ou não e jamais talvez (2Cor. 1:18).
Se formos fiéis a Ele, Ele nos protegerá do maligno não permitindo que Satanás nos ataque (2 Ts 3:3) porque ele não tem mais poder nenhum sobre nós e é nessa fidelidade que Ele confia a nós um ministério (1 Tm. 1:12).
Fidelidade a Deus significa também arrependimento. Devemos sempre estar dispostos a nos arrepender de nossos pecados e confessarmos a Ele para que nos perdoe e nos purifique da injustiça (1 Jo. 1:9) e pela fidelidade a Ele teremos a coroa da vida (Ap. 2:10).

b. O Adorador deve sempre estar preparado para a Batalha:(2 Cr. 20:17; Sl 140:7) O verdadeiro levita deve sempre estar preparado para a batalha contra o mau. O Senhor nos dará o livramento quando nos prostrarmos diante dele em adoração. O Senhor apenas quer que sejamos seus adoradores porque a obra ele fará.

3. O Adorador deve viver em Santidade: (2Cor. 7:1; Ef. 4:24; 1 Ts. 4:4)
Viver em santidade significa purificarmos da imundicie da carne, do pecado e purificarmos o espírito. A santidade é aperfeiçoada através do nosso temor a Deus (2Cor. 7:1). Na santidade, nos revestimos do novo homem (Ef. 4:24) e é o desejo de Deus que o adoremos e sigamos segundo a sua Palavra (1 Ts.4:1-4).

4. O verdadeiro adorador busca estar cheio do Espírito Santo:

Temos o dever de buscarmos a unção do Espírito Santo e não o fazermos no momento do louvor e Adoração. Deus só poderá nos usar quando sermos vasos cheios da unção do Espírito para que no momento do louvor e adoração, transbordemos da unção no meio da Congregação. O Louvor não fluirá e não será agradável a Deus se não estivermos cheios da unção do Espírito no momento em que ministrarmos o louvor.

5. Devemos dar o melhor a Deus (Mt. 25:14-30):
Todos os dias devemos buscar dar o melhor a Deus, nos doarmos inteiramente a Ele. Dar o melhor a Deus, significa também buscarmos os seus propósitos para a nossa vida e colocarmos nossos talentos no seu altar. Deus nos deu os talentos para que fossem usados para seu louvor. Isto significa que devemos dar a Ele o que Ele nos deu e, de preferência, não sermos negligentes buscando sempre aprimorar os nossos talentos, ou seja, dar os talentos a Ele segundo o que nos confiou.
Ele pedirá conta daquilo que fizemos com o talento que nos deu. De nada valerá a unção se limitarmos nossos talentos ou simplesmente enterrá-los.
Assim também será com a técnica que tivermos em nossos instrumentos: quanto mais técnica nós tivermos, mais unção nós teremos e mais o Senhor nos usará em sua obra.

6. Devemos permitir que o Espírito Santo nos guie (At. 4:31; Jo. 16:13):
O Espírito Santo nos dá ousadia para ministrarmos o Louvor agradável a Deus (At. 4:31), nos guia e através dele ministraremos o que por nós mesmos nunca seríamos capazes porque somos pecadores (Jo. 16:13). Eis porque devemos sempre estar cheios do Espírito Santo, por que Ele falará em nós quando permitirmos e nos levará a darmos o melhor do louvor a Deus.

Conclusão:
Podemos ver que não é fácil sermos ministros na Casa do Senhor por nós mesmos, mas pelo poder do Espírito Santo, poderemos levar o melhor a Deus.
Lembre-se sempre que o Senhor é com todo aquele que o Louva em Espírito e Verdade e que nada de mal pode nos acontecer se permitirmos que o Espírito Santo nos guie no caminho da verdade.

Klaus Eduardo Dorte - www.estudosbiblicos.com

Sobre Unknown

Edilson Pereira é pregador do Evangelho há 20 anos, tendo ministrado a Palavra de Deus em vários estados do Brasil. O mesmo é Professor de EBD, Escritor e Blogueiro.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário abaixo:

Esclarecimento público:

Esclarecemos a todos os leitores que o SERMONÁRIO DIGITAL publica textos e diversos estudos de diversos autores com base na Bíblia Sagrada, assim todos os textos aqui publicados almejam única e exclusivamente o conhecimento bíblico.

Destacamos que quaisquer citações ao Antigo ou Velho Testamentos não podem ser interpretadas no sentido literal e sim analisadas num contexto muito mais amplo, tanto do ponto de vista histórico como religioso, portanto o SERMONÁRIO DIGITAL não fomenta e não incentiva a prática de nenhum tipo de descriminação religiosa, sendo assim não incentivamos nenhum tipo de agressão à pessoas que professem sua fé de modo diferente, analisamos exclusivamente doutrinas e não pessoas, ou seja, valorizamos a união na diversidade de opiniões pois acreditamos que o verdadeiro cristianismo é solidamente baseado no amor.

O objetivo deste site é a divulgação de esboços e estudos bíblicos elaborados conforme a opinião de cada autor, e nenhum texto reflete obrigatoriamente a opinião de seus responsáveis.