icon
Deixe uma mensagem

Novidades

    12:08
» » » » » HÁ CURA, MAS ONDE VOCÊ SE COLOCA

1Reis 5:1-19

Vs 1-5
Quase 900 anos antes de Cristo está se passando este fato. Naamã, comandante do exército da Síria, estrategista, herói de guerra com várias vitórias em seu currículo e diz a bíblia que o Senhor Deus o abençoava, mas ele era leproso.

Tinha ele uma escrava, levada de Israel quando suas tropas deixaram Israel, servia esta escrava à mulher de Naamã e vendo o estado de seu senhor falou conforme descrito no verso a sua senhora sobre Eliseu.

Agora vejamos tudo de bom que esta menina ou moça não sei estava passando:

1- Escrava, sem vontade própria, levada à força de sua terra para como um cão servir outras pessoas;

2- Não tinha carteira assinada, inss, fgts , salário ou qualquer benefício trabalhista;

3- Não tinha folga para ver parentes ou visitar amigos;

4- Não tinha férias, feriados ou coisas parecidas;

5- Nas festas religiosas de seu país não podia estar presente, nem quermesse ela ia;

6- Não podia subir a casa de seu Deus, pois falando de Eliseu vemos que ela O conhecia;

7- Não poderia escolher seu marido, teria que casar com quem seus donos quisessem, se quisessem;

8- Se casasse não poderia ter filhos sem o consentimento de seus donos;

9- Se os donos consentissem que tivesse filhos, eles seriam, também, escravos;

10- Os donos podiam fazer o quisessem com seus filhos, dar, matar, usar etc...;

Esta moça tinha tudo para ser uma revoltada, exigindo horas de análise, tratamento de regressão, busca de cura interior e com certeza outras coisas mais. Mas ela não buscou olhar sua vida nem sua condição, e sim olhar para seu Deus e declarar o seu poder, como diria Paulo: - "esquecendo-me das coisas que para trás ficam, olhando as que estão diante de mim..."; ela não buscou seu próprio interesse conforme 1Co 13:5, mas preferiu amar, falar de Deus, e de Seu poder na vida das pessoas.

O poder de Deus foi tão grande na vida desta moça que influenciou sua dona, seu dono e o rei da Síria, a ponto deste dar carta ao seu general e enviar uma quantia, digna de um rei, para ver seu general e amigo curado.

Quanto pode uma vida com um coração convertido! Pois só com um coração convertido poderemos deixar nossas lamúrias de lado e olhar a necessidade do próximo, só com um coração convertido poderemos ver que Deus quer nos usar no meio da tribulação, aquela moça não tinha culpa da guerra que Israel travou com a Síria, mas sobrou para ela, ainda assim buscou continuar agradando a Deus e dando testemunho do Seu poder, evangelizando declarando a graça e esta moça tinha com certeza, uma paz que excede a todo entendimento.

Vs 6-8
Em contra partida, temos aqui um homem que provavelmente tinha uma religião de aparências pois apesar de tudo que Eliseu vinha fazendo ele não tomara conhecimento. Homem com dificuldade em discernir pois conforme Hebreus 5:11 "Tardio no ouvir". Devia ir as reuniões só por necessidade cívica, por ser rei, para ficar bem com povo.

Todo homem sem compromisso com Deus costuma se desesperar quando o problema chega a sua porta pois ele só conhece a Deus por ouvir falar, não tem uma experiência pessoal. Está sempre achando que tudo é pretexto para destruí-lo, está sempre cheio de caraminholas, não vê que muitas coisas chegam a ele para serem bênçãos em sua vida, aprendizado, oportunidade para se manifestar a glória de Deus.

Quando se age assim, não procurando ver como Deus está agindo, corre-se o risco de se passar vergonha, quando Deus se manifesta na vida de um irmão próximo. Foi o caso deste rei, quando Eliseu mandou chamar Naamã. Como quem diz:- "O rei não sabe de nada, mas vem aqui que você vai ver que Deus está neste lugar".

Vs 9-13
Naamã veio cheio de pompa até Eliseu. Parou com toda comitiva à porta de Eliseu, deve ter feito o maior estardalhaço: tocado sirene (opa naquela época era trombeta), banda de música, tapete vermelho, preparado o discurso e outras coisas mais como manda todo bom protocolo governamental. Mas algo aconteceu; Eliseu não veio.

Como se diz na gíria carioca "maior barata voa", Eliseu mandou um rapazinho dizer ao grande estrategista Sírio, que não ia entrar no jogo dele. Deus é Deus, e não está nem aí com a posição humana, para ele tanto faz ser morador de castelo como de barraco; só através da obediência, do coração contrito e o espírito quebrantado (Sl 51:17) coisa que o, até então, adorador de Rimom não tinha, Deus irá abençoar a vida humana.

Geazi disse à ele que se banhasse num rio barrento e seria curado, coisa sem nexo para uma pessoa que tinha rios cristalinos em sua terra natal, coisa sem nexo para quem queria que Deus operasse conforme seu entendimento e vontade, como se alguém pudesse dizer a Deus como agir.

O destino de Naamã era o fracasso, não fosse a sabedoria daqueles que o seguiam. Muitos fracassam por não querer buscar a vontade de Deus e ouvir os conselhos sóbrios (Pv 11:14).

Leia os versos 14-19

Conclusão
Vimos quatro tipo de pessoas. Uma adoradora incondicional, que sabe sua posição no reino. Uma compromissada apenas com a aparência. Uma compromissada com seu ego querendo que Deus trabalhe a seu favor como empregado e uma no primeiro amor.

Você pode ter hoje também uma lepra corroendo sua vida. Agora sua atitude é que irar ditar ou não sua cura, se você quer ter compromisso e mergulhar incondicionalmente nos rios de Deus encontrará a cura o perdão a vitória e com certeza onde você estiver florescerá (Sl 84:6) ou então você pode continuar fazendo as coisas por simples obrigação ou com outros interesses e na hora da decisão ver sempre Deus levantando outras pessoas. Mas com certeza se você não vai encontrar lugar de fuga para essa pergunta de Deus.

DECIDA-SE! Você será a escrava, o rei ou Naamã?

Jorge Cunha Alves de Paula

Sobre Unknown

Edilson Pereira é pregador do Evangelho há 20 anos, tendo ministrado a Palavra de Deus em vários estados do Brasil. O mesmo é Professor de EBD, Escritor e Blogueiro.
«
Next
DÍZIMO E OFERTAS
»
Previous
A CRUZ COMPLETA