» » » » » A verdade sobre o pecado

“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”. Isaías 59.2

-Introdução:
O que é o pecado? Pecado é tudo o que separa a pessoa de Deus. A incredulidade desviou o ser humano do verdadeiro Deus para um ‘deus’ falso (si mesmo).
   O primeiro pecado consiste em querer ser igual a Deus e ir além do que ele permitiu, desobedecendo a sua vontade segundo Gênesis 3.1-13.
Existem três forças que lutam para nos fazer pecar:
    -CARNE: nossa tendência pecaminosa e falha;
    -MUNDO: circunstâncias que nos levam ao pecado;
    -DIABO: influência maligna do inimigo de nossas almas.
Como vencer o pecado?
Vamos refletir algumas verdades sobre o pecado:

1- Quem é pecador? “Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Romanos 3.23
Todo ser humano, embora criado para a perfeição, com o pecado deixa a sua capacidade e o poder de escolher entre o bem e o mal por si só, “como está escrito: Não há justo, nem um sequer” (Romanos 3.10). O seu livre arbítrio natural é abandonado e entra em contradição interior na busca da realização do seu eu. Ninguém pode dizer que não é pecador porque “se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós” (I João 1.10).
Todos somos pecadores!

2- De onde vem o pecado? “Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, ... ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem” Marcos 7.21-23
Por causa do pecado, a criatura de Deus não consegue refletir a imagem do seu criador, pois o pecado corrompeu o centro da sua natureza e a destruiu significativamente sua capacidade de ser bom e obediente. Por isso, o mal passa a acompanhar sua vida agindo de maneira pecaminosa constantemente.
Cada pessoa peca de acordo com suas fraquezas e desejos carnais. Então devemos saber que “ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tiago 1.13-15).
O pecado começa dentro de nós!

3- O que acontece com quem peca? “o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida Eterna em Cristo Jesus” Romanos 6.23
Antes de haver o pecado, o homem e a mulher tinham sido criados para viver eternamente e poderiam até comer da “árvore da vida”, mas preferiram comer da “árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gênesis 2.9,17 e 3.3) e por isso foram condenados com dor, sofrimento e morte.
A mais dolorosa consequência do pecado é a morte. A culpa, a fuga, a irresponsabilidade, a fraqueza ante as tentações são em decorrência do deslocamento da fonte de amor e sabedoria que é Deus, para o próprio homem e mulher.
A morte como consequência do pecado, se manifesta de diversas maneiras, pois o diabo “veio para roubar, matar e destruir” (João 10.10). O pecado tem roubado a vida das pessoas fazendo com que vivam infelizes, traz vícios e enfermidades que matam o corpo e a alma e destrói famílias e sonhos das pessoas.
O pecado gera a morte!

4- Qual é a solução para o pecado?
Se todos somos pecadores, não tendo como fugir do pecado porque vem de dentro de nós e corremos o risco de morrer no pecado, então precisamos de uma solução. A Palavra de Deus apresenta a seguinte saída para o pecado:
a) ARREPENDER: “arrependei-vos e crede no evangelho” Marcos 1.14,15
O arrependimento faz com que a pessoa desista do que fez e perca o prazer pelo pecado. Quem gera o arrependimento é o Espírito Santo (João 16.8-11).
b) CONFESSAR: “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e purificar de toda injustiça” I João 1.9
Como fruto do arrependimento, a confissão é contar o que fez para Deus em oração pedindo o seu perdão.
c) DEIXAR: “vá e não peque mais” João 8.11
Após se arrepender e confessar, a luta contra o pecado continua e precisamos fugir de tudo que nos faz pecar evitando cair novamente. Uma das formas de evitar o pecado é “vigiai e orai para que não entreis em tentação” (Marcos 14.38).

 A solução para o pecado é arrepender-se, crer em Jesus que morreu para nos perdoar os pecados e pedir perdão a Deus em oração. O filho pródigo fez isso quando se arrependeu, confessou seu erro e deixou a vida que levara no pecado (Lucas 15.18-22).

Você pode vencer o pecado!
-CONCLUSÃO:
“Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça” Romanos 6.14
A vida toda lutaremos contra o pecado. Mesmo depois de salvos, lavados e remidos pelo sangue do cordeiro, precisamos sempre nos lavar novamente. Embora sabendo que somos pecadores, não podemos nos conformar com isso e precisamos lutar “para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (I João 2.1).
Como uma casa que você lima hoje e no outro dia precisa limpar novamente, assim devemos manter sempre nossa vida livre de todo pecado. Então, todas as vezes que pecarmos devemos nos arrepender, confessar e deixar o pecado sabendo que “o SENHOR firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o SENHOR o segura pela mão” (Salmos 37.23,24).
Lute contra o pecado!

COMPARTILHE esta Pregação:

Sobre Unknown

Edilson Pereira é pregador do Evangelho há 20 anos, tendo ministrado a Palavra de Deus em vários estados do Brasil. O mesmo é Professor de EBD, Escritor e Blogueiro.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário abaixo:

Esclarecimento público:

Esclarecemos a todos os leitores que o SERMONÁRIO DIGITAL publica textos e diversos estudos de diversos autores com base na Bíblia Sagrada, assim todos os textos aqui publicados almejam única e exclusivamente o conhecimento bíblico.

Destacamos que quaisquer citações ao Antigo ou Velho Testamentos não podem ser interpretadas no sentido literal e sim analisadas num contexto muito mais amplo, tanto do ponto de vista histórico como religioso, portanto o SERMONÁRIO DIGITAL não fomenta e não incentiva a prática de nenhum tipo de descriminação religiosa, sendo assim não incentivamos nenhum tipo de agressão à pessoas que professem sua fé de modo diferente, analisamos exclusivamente doutrinas e não pessoas, ou seja, valorizamos a união na diversidade de opiniões pois acreditamos que o verdadeiro cristianismo é solidamente baseado no amor.

O objetivo deste site é a divulgação de esboços e estudos bíblicos elaborados conforme a opinião de cada autor, e nenhum texto reflete obrigatoriamente a opinião de seus responsáveis.